Diz a Bethania que esta foi a primeira receita 100% inventada por ela.
E, diga-se de passagem, 100% aprovada por nós "degustadores". :)
Ingredientes (6 pessoas):
- 2 kg de filé de cação
- 1/2 maço de espinafre
- 1 pé pequeno de brócolis
- 2 potes de nata (creme de leite fresco) de 300 g cada
- 1 copo de requeijão de 200 g
- 1 dente de alho
- 1 limão
- Sal a gosto
- Azeite de oliva
Modo de Preparo:
- Limpar os filés e temperar dos dois lados com sal a gosto e limão.
- Em um refratário grande, untado com azeite de oliva, forrar o fundo com filé de peixe. Pincelar com azeite de oliva e colocar outra camada de filé. Fazer isso sucessivamente com todo o peixe. Levar ao forno pré-aquecido e assar a 200ºC por 30 minutos.
- Enquanto isso, branquear o brócolis em água fervente por 3 minutos, seguido de banho em água gelada. Este brócolis será usado para enfeitar o peixe.
- Triturar finamente o espinafre em processador de alimentos ou liquidificador e reservar.
- Em uma panela quente, fritar o alho em azeite de oliva e adicionar o espinafre finamente triturado. Pode-se acrescentar um pouco de água para cozinhar de leve. Quando a água evaporar, baixar bem o fogo e misturar a nata e o requeijão. Temperar com sal a gosto.
- Tirar o peixe assado do forno e adicionar o creme de espinafre. Enfeitar com o brócolis, banhar novamente com o creme e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno, dessa vez em temperatura mais quente para gratinar por uns 10 a 15 minutos.
- Servir com arroz. Este está amarelo pois foi adicionado de uma colher de chá de açafrão da terra em pó (para 3 xícaras de arroz) no início do seu cozimento.
A sobremesa foi Torta de Bolacha da mãe.
Achei uma graça o descanso de colher, presente vindo de Portugal.