Mostrando postagens com marcador fraldinha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fraldinha. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Farfalle com Bacon e Fraldinha




Esta o Vinícius fez no mês de abril, mas tive que insistir muito para ele me passar a receita... Hahahaha! Acontece... mesmo nas melhores famílias.

Ingredientes:

Farfalle:
  • Farfalle - 120g
  • Azeite  - 20ml
  • Bacon - 120g
  • Cebola - 40g
  • Vodka  - 50ml
  • Creme de leite 250ml
  • Raspas de limão (a gosto)
  • Suco de limão (a gosto)
  • Ciboulette (a gosto)

Fraldinha:
  • Fraldinha - 1kg
  • Sal e pimenta (a gosto)


Modo de Preparo:

Farfalle:
  • Fritar o bacon;
  • Adicionar a cebola e as raspas de limão;

  • Flambar com a vodka;
  •  Colocar o suco de um limão e o creme de leite. Deixar reduzir o molho.
  • Acrescentar a ciboulette no molho.
  • Acrescentar a massa farfalle pré-cozida e deixar o molho incorporar na massa.


Fraldinha: 
  • Temperar a peça de fraldinha com sal e pimenta do reino;
  • Selar a peça de fraldinha em uma frigideira;
  • Levar a peça ao forno pré-aquecido por 30 minutos;
  • Fatiar e servir.
 


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vazio com Molho de Cogumelos Shitake

Ontem foi o meu dia de cozinhar!

Todas as receitas são do site do Serviço de Informação da Carne.

Vazio com Molho de Cogumelos Shitake:

Ingredientes:

Carne:
  • 1,2 kg de vazio (fraldinha) já aparado;
  • sal e pimenta do reino a gosto.
Molho:
  • 1/2 xícara de cebola picada;
  • 1 dente de alho esmagado;
  • 2 xícaras de cogumelos shitake picados (aproximadamente 250g);
  • 1 xícara de caldo de carne 0% de gordura;
  • 1/3 de xícara de vinho branco seco;
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada.
Modo de Preparo:  
  • Pré-aquecer o forno;
  • Temperar a carne com o sal e a pimenta, por igual, em ambos os lados; levar ao forno, em um refratário untado e coberto por papel alumínio, por cerca de 40 minutos;
  • Para preparar o molho: 
    • Em uma panela ou frigideira grande, levemente pincelada com azeite, refogar  a cebola e o alho;
    • Adicionar os cogumelos e refogar por cerca de 4 minutos;
    • Adicionar o caldo, o vinho e o vinagre. Deixar ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar até reduzir a 1 xícara e 1/4 (cerca de 6 minutos);
    • Juntar a cebolinha e refogar por mais 1 minuto.
  • Fatiar a peça de carne e servir com o molho.


Para acompanhar o prato principal:


Salada de Abobrinha Italiana, Tomates e Vinagrete de Manjericão:

Ingredientes:
  • 1 abobrinha grande, cortada em meio círculo com 1cm de espessura;
  • 1 abobrinha amarela grande, cortada em cubos;
  • 2 colheres de chá de mostarde Dijon;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde bem picada;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado;
  • sal a gosto;
  • 1 tomate grande em cubos;
  • pimenta do reino.
Modo de Preparo:
  • Colocar 2 dedos de água em uma panela e colocar um cesto em banho-maria e deixar ferver;
  • Cozinhar as abobrinhas a vapor por cerca de 3 minutos ou até que suas cores fiquem acentuadas;
  • Retirar a cestinha e passar em água fria, para cessar o cozimento. Reservar;
  • Em uma tijela, misturar a mostarda, o vinagre e o suco de limão. Adicionar a cebolinha e bater devagar com o azeite de oliva e o manjericão. Temperar com sal e pimenta a gosto;
  • Envolver as abobrinhas no vinagrete, com os tomates cortados em cubos;
  • Servir gelado ou à temperatura ambiente.





Purê de Inverno:

Ingredientes:

  • 1 kg de hortaliças de inverno (aipo-rábano, mandioquinha e batatas);
  • 1/2 xícara de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo:
  • Descascar e cortar as hortaliças em cubos de 5cm;
  • Colocá-las em água salgada fria.
  • Cozinhar em fervura lenta por 25 a 40 minutos, até que o garfo possa ser introduzido sem resistência (o aipo-rábano leva um pouco mais de tempo para cozinhar; assim, corte-o em pedaços menores);
  • Escorrer e amassar bem;
  • Voltar ao fogo;
  • Adicionar o leite, a manteiga, o sal e a pimenta.

Prato Feito
     
  De sobremesa, a mãe fez um Pudim de Leite, que servimos com doce de leite Conaprole.






E para beber, o meu refri predileto no mundo: Pomelo Paso de Los Toros.

O pomelo é uma fruta cítrica, tipo uma mistura de laranja com limão. No Uruguay, é um refrigerante típico, como o nosso Guaraná. Adoro! É meio amarguinho e, de fato, arrolla la sed!

É do tipo "ame ou odeie". Lá em casa, só o Lipe e eu curtimos, o resto do pessoal só toma se não tiver outra opção.

Outro dia o Lipe conseguiu uma muda de pomelo e plantamos na fazenda. Já está florida! Tomara que pegue pra valer.

Infelizmente este refri não tem para vender por aqui, então estes que temos, são fruto de um contrabandozinho básico que o pai trouxe de Aceguá...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Wok Revirado

Ontem foi dia de churrasco...
Então, como não saiu receita especial dos Domingos em Família, vou publicar uma receita que a Betha fez ano passado: Wok Revirado.

Ingredientes:
  • 1kg de fraldinha cortada em tirinhas, no sentido contrário ao das fibras;
  • 50ml de azeite;
  • 200g de shitake;
  • 1 cenoura cortada em fatias finas;
  • 10g de gengibre ralado;
  • 1 alho poró fatiado fino;
  • 1 maço de cebolinha (a parte verde) fatiada;
  • 2 dentes de alho cortados em lâminas;
  • 1 colher de café de páprica doce;
  • 100ml de vinho tinto seco;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

  • Em uma panela do tipo wok, aquecer o azeite e refogar a cenoura e o shitake;
  • Aumentar o fogo e acrescentar a fraldinha;
  • Dourar a carne rapidamente e juntar o alho poró, o sal e a pimenta a gosto;
  • Mexer bem;
  • Juntar a páprica, o alho, o gengibre;
  • Corrigir o sal;
  • Adicionar o vinho e a cebolinha e servir.



Ela optou por servir com arroz branco.

Estava tudo de bom!