Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cenoura. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teppan Yaki de Peixe

Domingo de muito sol e abafado!

Foi dia da Betha fazer uma receita bem simples da cozinha oriental, em homenagem ao marido.
Ficou ótimo e foi perfeito para o dia de ontem.

Ingredientes:
  • 4 cenouras;
  • 1 pé de brócolis;
  • 1 pé de repolho;
  • 2 kg de filé de merluza;
  • 3 batatas grandes;
  • molho Teriyaki:
    • 1/4 de xícara de molho shoyu;
    • 3 colheres de chá de açúcar;
    • 1/4 de xícara de saquê suave (mirin);
    • 1 colher de chá de gengibre ralado.
Modo de Preparo:
  • Cortar os legumes em pedaços e cozinhar em água fervente, um de cada vez, para que seja possível verificar o ponto de cozimento certo de cada um. Deixá-los al dente. Escorrer;

Refogando o repolho.

  • Saltear os legumes (em uma panela, colocar um fio de azeite de oliva, colocar os legumes e uma pitada de sal, mexer uns minutinhos) e reservar;
  • Lavar as batatas, com casca, com uma buchinha;
  • Cortar as batatas no sentido transversal e, depois, na sua largura;
  • Ajeitar os pedaços de batata em uma forma, com as cascas voltadas para baixo;
  • Temperar com sal e orégano e regar bem com azeite de oliva. Assar em forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 45 minutos;
  • Temperar e assar os filés de peixe no forno, em fogo médio, até que estejam devidamente cozidos;
  • Quando todos os itens estiverem prontos, montar o TEPPAN YAKI e servir. O ideal é montar em uma chapa com rechaud, para manter aquecido durante toda a refeição;



  • Importante: na hora de montar, os filés ficam por baixo, os legumes acima dos filés e as batatas ao lado;
  • Quanto ao molho Teriyaki, cada um "rega" o seu prato como preferir.

Delícia!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Wok Revirado

Ontem foi dia de churrasco...
Então, como não saiu receita especial dos Domingos em Família, vou publicar uma receita que a Betha fez ano passado: Wok Revirado.

Ingredientes:
  • 1kg de fraldinha cortada em tirinhas, no sentido contrário ao das fibras;
  • 50ml de azeite;
  • 200g de shitake;
  • 1 cenoura cortada em fatias finas;
  • 10g de gengibre ralado;
  • 1 alho poró fatiado fino;
  • 1 maço de cebolinha (a parte verde) fatiada;
  • 2 dentes de alho cortados em lâminas;
  • 1 colher de café de páprica doce;
  • 100ml de vinho tinto seco;
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

  • Em uma panela do tipo wok, aquecer o azeite e refogar a cenoura e o shitake;
  • Aumentar o fogo e acrescentar a fraldinha;
  • Dourar a carne rapidamente e juntar o alho poró, o sal e a pimenta a gosto;
  • Mexer bem;
  • Juntar a páprica, o alho, o gengibre;
  • Corrigir o sal;
  • Adicionar o vinho e a cebolinha e servir.



Ela optou por servir com arroz branco.

Estava tudo de bom!