quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sobremesa Grega

Esta receita foi uma sugestão do amigo Tiago.

Fiz para o reveillon. Ficou bem boa, embora eu ache que eu tenha deixado passar um pouquinho do ponto, assando além da conta, pois tivemos que usar garfo e faca na hora de comer, se é que vocês me entendem...

Ingredientes:
  • 6 xícaras de nozes (neste caso, usei nozes, amêndoas e castanhas-do-pará);
  • 1 pacote de massa filo (foi difícil de encontrar, mas ela existe);
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 3 xícaras e 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/2 tablete de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha;
  • 1/2 xícara de mel.
Modo de Preparo:
  • Em um processador, colocar as nozes, as 3 colheres de açúcar, a canela e mais 3 colheres de manteiga previamente derretida e triturar. Reservar;
  • Derreter o restante da manteiga e reservar;
  • Com o auxílio de pincel, untar com manteiga um fôrma;
  • Cortar a massa filo em tamanho proporcional ao da fôrma e começar a montagem da sobremesa. 

Essa massa é bem fininha, quase transparente e super delicada.
  •  Umedecer a lâmina de massa filo, pincelando com manteiga; 

  • Colocar mais uma lâmina de massa, umedecer com manteiga e colocar novamente uma camada de massa e umedecer com manteiga;
  • Colocar a mistura de nozes;


  • Novamente colocar uma camada de massa filo, umedecer com manteiga e colocar mais recheio de nozes;
  • Após, colocar mais uma camada de massa, umedecer com manteiga, e acrescentar mais uma camada de massa e umedecer novamente;
  • Depois, colocar mais recheio de nozes e finalizar com mais 3 ou 4 camadas de massa filo, lembrando que entre uma e outra, sempre se deve umedecer com manteiga. Finalizar com manteiga;
  • Assar de 30 a 40 minutos, até dourar a massa.




Importante: reservar um pouco do recheio de nozes para finalizar a decoração da sobremesa.

Enquanto a sobremesa estiver no forno, aproveitar o tempo para preparar a calda:

  • Em uma panela, ferver 4 xícaras de água, com as 3 xícaras de açúcar, a essência de baunilha e o mel;
  • O ponto é quando começar a engrossar (levou uma eternidade!);
  • Desligar o fogo e reservar.



Ao servir, colocar calda a gosto sobre a sobremesa e polvilhar um pouco do recheio de nozes que foi reservado.

Sugestão: fica uma delícia se for servido com sorvete de creme ou iogurte natural.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sukiyaki

Eu sei! Eu sei! Há dias que não postava nada, mas estamos meio que em clima de férias...

Ontem retornamos aos "Domingos em Família", o Vini honrou suas origens e fez um prato da cozinha oriental, o Sukiyaki, um cozido tipicamente japonês no qual as pessoas vão servindo a si mesmas, conforme os ingredientes são cozidos.

Ingredientes:
  • macarrão udon (macarrão típico japonês)
  • 1 peça de filé cortada em iscas (melhor seria se fosse de kobe beef, mas...)
  • legumes diversos (brócolis, couve-flor, broto de feijão, cenoura, etc.)
  • manteiga
  • shitake
Para o Caldo: misturar 100ml de shoyu, 100ml de sake para cozinha, 1/2 pacote de hondashi (um tempero em pó a base de peixe) e 30g de açúcar.






Modo de Preparo:
  • Pré-cozer rapidamente os legumes mais duros e reservar;
  • Cozinhar o macarrão al dente e reservar; 
  • Em uma forma untada com manteiga, fritar a carne;

  •  Quando a carne estiver dourada, acrescentar os legumes mais duros (pré-cozidos) e o caldo, deixando cozinhar por alguns instantes;

  •  Por fim, acrescentar o shitake, o broto de feijão e o macarrão, deixar cozinhar por mais alguns instantes e estará pronto para ser servido.

Importante: observe para que o caldo não seque, tenha sempre um pouco a mais de reserva. E caso o shoyu usado seja muito salgado, dilua com um pouco de água.

O prato pode ser totalmente preparado à mesa (em uma panela elétrica, por exemplo) ou sobre o fogão, em uma fôrma, que será levada à mesa.
As pessoas se servem diretamente da "panela", conforme seu gosto, em uma pequena tigela (owan em japonês).

Estava tudo de bom!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jaguarão

Semana passada andamos por Jaguarão, cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguay; a cerca de 420km de distância de Novo Hamburgo.

A-d-o-r-o andar pelas cidades do interior, observar os costumes, as construções, as pessoas...

Para chegar ao país vizinho, basta cruzar a Ponte Internacional Barão de Mauá, que foi inaugurada em 31 de dezembro de 1930, após apenas 3 anos de construção (nenhuma semelhança com as obras das estradas atuais, que levam anos e anos e anos para ficarem prontas, apesar de toda tecnologia existente).
Na cidade uruguaia de Rio Branco existem vários freeshops, onde compramos os espumantes para celebrar a chegada de 2012.

Ponte Internacional Barão de Mauá
Jaguarão surgiu de um acampamento militar, às margens do rio, em 1802; quando Espanha e Portugal disputavam os limites fronteiriços desta localidade.
O nome "Jaguarão" originou-se da lenda que conta da existência de um monstro devorador que rondava as margens do rio, chamado Jagua-ru, linguagem indígena, que significa Jaguar.

A arquitetura da cidade é algo fantástico. Apresenta um acervo esplendoroso, conservado em construções que datam da metade do século XIX, cujas fachadas apresentam vários estilos (neoclássico, art nouveau, colonial português, etc.), evocando uma época de prosperidade, quando os materiais eram trazidos da Europa.
Ao todo são mais de 800 prédios catalogados na Prefeitura Municipal, tombados pelo IPHAN.

Casarões históricos.
Jantamos no Pizza Mia, que fica em um destes casarões. O lugar é super simpático, o atendimento atencioso (procure pelo Cristiano, o cara é uma figura) e a pizza é excelente, ao estilo uruguayo.

Pizza Mia (prédio da direita).

Sabores: calabresa, chivito de filé e el piquete (doce).
Quando por lá, experimente. Eu recomendo!

Pôr do sol na ponte.
Contato Pizza Mia:
Praça Dr. Alcides Marques, 29
Fone: (53) 3261-4166

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Docinhos em Copinhos

Fiz uns doces em copinhos para servir de sobremesa na Noite de Natal.



Além de ficarem bonitinhos e enfeitarem a mesa, são práticos e fáceis de fazer. Os copinhos e colherinhas podem ser encontrados em supermercados e casas de produtos alimentícios.


Branquinho:

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de manteiga.
Modo de Preparo:
  • Em uma panela funda e anti-aderente, coloque a manteiga e o leite condensado;
  • Mexa sempre, em fogo baixo;
  • Não raspe o fundo da panela, apenas as laterais;
  • Quando começar a engrossar, desligue o fogo e encha os copinhos;
  • Decore com tirinhas de damasco e um toque de doce de leite.



Mousse de Chocolate Amargo:

Ingredientes:
  • 1 barra de chocolate meio amargo (170g);
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 3 claras batidas em neve;
  • 3 colheres de sopa de açúcar.
Modo de Preparo:
  • Quebre a barra de chocolate em quadradinhos e derreta em banho-maria;
  • Incorpore o chocolate ao creme de leite;
  • Bata as claras em neve com o açúcar;
  • Misture as claras com o creme de chocolate;
  • Encha os copinhos e decore com chocolate granulado.

Sobraram alguns copinhos, que eu completei com doce de leite e cobri com castanhas picadas.

Ficou bem charmoso, e todo mundo adorou!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Santo Bistrô

Recentemente, 3 amigos abriram o Santo Bistrô aqui em Novo Hamburgo.



Um lugarzinho charmoso, do tipo que a cidade andava carente há tempos. Ótimo para confraternizar, comer bem, conversar e curtir muito. Vale tanto para o happy hour como para o jantar. A gastronomia é internacional contemporânea, com ampla carta de bebidas.

Veja algumas delícias que já experimentamos:


Risoto oriental de camarões e abobrinha

Filé de peixe branco com purê de batatas e alho poró

Fettuccine de frutos do mar

Panqueca de dulce de leche e bananas caramelizadas

Dica: nas noites de verão, a pedida é sentar no deck ao ar livre.

Contatos:

(51) 3239.1369
reservas@santobistro.com.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Amigo Secreto das Amigas

Semana passada fizemos o Amigo Secreto de encerramento de 2011 do grupo de gurias do qual a Bethania e eu participamos.

Praticamente todas as semanas, dependendo da disponibilidade de cada uma, nos reunimos para tomar um chimarrão, jantar na casa uma das outras, etc. O importante é nos encontrarmos para botar os assuntos em dia (embora nem sempre consigamos terminar um assunto, de tanta conversa paralela que surge, hehehehe!).

Outro dia alguém fez a contabilidade e concluiu que o grupo se reúne há uns 14 ou 15 anos!?! Não quer dizer que estamos velhas, é que nos conhecemos muito cedo...

É para agradecermos e brindarmos a amizade e o ano que termina, que sempre fazemos um Amigo Secreto no mês de dezembro. Este ano foi na casa da Candice, que nos recebeu com uma mesa posta com esmero.


Não estava lindo demais?

Ficou decidido (em milhares de e-mails) que cada uma levaria uma coisa e faríamos uma Ceia de Natal.

Quem se puxou nos drinques de entrada, foi a Ana Lisa, que nos surpreendeu com um Clericot que estava simplesmente divino.


Receita do Clericot da Ana Lisa (que foi refeita inúmeras vezes durante a noite):
  • frutas diversas cortadas em rodelas (kiwi, maça, figo, morango, uva sem semente,...)
  • 2 copos de guaraná
  • 1 copo de espumante Brut
  • 1/2 copo de vinho branco seco


Para a Ceia, tínhamos salada verde, maionese, torta fria de atum, arroz branco e o tradicional peru.




De sobremesa, docinhos da Doceria Arispe (já comentados aqui no blog) e cheesecake de frutas vermelhas da Taci Klein.  



Estava tudo ótimo e maravilhoso.

Chegamos à conclusão que podemos comemorar o Natal mais vezes por ano, pois o banquete além de lindo, é muito gostoso.

Ana Lisa, Ana Paula B., Ana Paula J., Ana Paula P. (que não pôde estar presente), Bethania, Candice, Mariana, Poliana, Roxane.

Amigas são tudo de bom!

Assinatura nos Comentários

Gentem!

Vamos combinar uma coisa???

Quando forem postar um comentário, existe a opção de assinar;
mas se mesmo assim tu não conseguires, por favor assine no próprio corpo do comentário, ok?

Assim saberemos quem está nos acompanhando!

A família agradece.