quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jaguarão

Semana passada andamos por Jaguarão, cidade gaúcha que faz fronteira com o Uruguay; a cerca de 420km de distância de Novo Hamburgo.

A-d-o-r-o andar pelas cidades do interior, observar os costumes, as construções, as pessoas...

Para chegar ao país vizinho, basta cruzar a Ponte Internacional Barão de Mauá, que foi inaugurada em 31 de dezembro de 1930, após apenas 3 anos de construção (nenhuma semelhança com as obras das estradas atuais, que levam anos e anos e anos para ficarem prontas, apesar de toda tecnologia existente).
Na cidade uruguaia de Rio Branco existem vários freeshops, onde compramos os espumantes para celebrar a chegada de 2012.

Ponte Internacional Barão de Mauá
Jaguarão surgiu de um acampamento militar, às margens do rio, em 1802; quando Espanha e Portugal disputavam os limites fronteiriços desta localidade.
O nome "Jaguarão" originou-se da lenda que conta da existência de um monstro devorador que rondava as margens do rio, chamado Jagua-ru, linguagem indígena, que significa Jaguar.

A arquitetura da cidade é algo fantástico. Apresenta um acervo esplendoroso, conservado em construções que datam da metade do século XIX, cujas fachadas apresentam vários estilos (neoclássico, art nouveau, colonial português, etc.), evocando uma época de prosperidade, quando os materiais eram trazidos da Europa.
Ao todo são mais de 800 prédios catalogados na Prefeitura Municipal, tombados pelo IPHAN.

Casarões históricos.
Jantamos no Pizza Mia, que fica em um destes casarões. O lugar é super simpático, o atendimento atencioso (procure pelo Cristiano, o cara é uma figura) e a pizza é excelente, ao estilo uruguayo.

Pizza Mia (prédio da direita).

Sabores: calabresa, chivito de filé e el piquete (doce).
Quando por lá, experimente. Eu recomendo!

Pôr do sol na ponte.
Contato Pizza Mia:
Praça Dr. Alcides Marques, 29
Fone: (53) 3261-4166

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Docinhos em Copinhos

Fiz uns doces em copinhos para servir de sobremesa na Noite de Natal.



Além de ficarem bonitinhos e enfeitarem a mesa, são práticos e fáceis de fazer. Os copinhos e colherinhas podem ser encontrados em supermercados e casas de produtos alimentícios.


Branquinho:

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de manteiga.
Modo de Preparo:
  • Em uma panela funda e anti-aderente, coloque a manteiga e o leite condensado;
  • Mexa sempre, em fogo baixo;
  • Não raspe o fundo da panela, apenas as laterais;
  • Quando começar a engrossar, desligue o fogo e encha os copinhos;
  • Decore com tirinhas de damasco e um toque de doce de leite.



Mousse de Chocolate Amargo:

Ingredientes:
  • 1 barra de chocolate meio amargo (170g);
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 3 claras batidas em neve;
  • 3 colheres de sopa de açúcar.
Modo de Preparo:
  • Quebre a barra de chocolate em quadradinhos e derreta em banho-maria;
  • Incorpore o chocolate ao creme de leite;
  • Bata as claras em neve com o açúcar;
  • Misture as claras com o creme de chocolate;
  • Encha os copinhos e decore com chocolate granulado.

Sobraram alguns copinhos, que eu completei com doce de leite e cobri com castanhas picadas.

Ficou bem charmoso, e todo mundo adorou!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Santo Bistrô

Recentemente, 3 amigos abriram o Santo Bistrô aqui em Novo Hamburgo.



Um lugarzinho charmoso, do tipo que a cidade andava carente há tempos. Ótimo para confraternizar, comer bem, conversar e curtir muito. Vale tanto para o happy hour como para o jantar. A gastronomia é internacional contemporânea, com ampla carta de bebidas.

Veja algumas delícias que já experimentamos:


Risoto oriental de camarões e abobrinha

Filé de peixe branco com purê de batatas e alho poró

Fettuccine de frutos do mar

Panqueca de dulce de leche e bananas caramelizadas

Dica: nas noites de verão, a pedida é sentar no deck ao ar livre.

Contatos:

(51) 3239.1369
reservas@santobistro.com.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Amigo Secreto das Amigas

Semana passada fizemos o Amigo Secreto de encerramento de 2011 do grupo de gurias do qual a Bethania e eu participamos.

Praticamente todas as semanas, dependendo da disponibilidade de cada uma, nos reunimos para tomar um chimarrão, jantar na casa uma das outras, etc. O importante é nos encontrarmos para botar os assuntos em dia (embora nem sempre consigamos terminar um assunto, de tanta conversa paralela que surge, hehehehe!).

Outro dia alguém fez a contabilidade e concluiu que o grupo se reúne há uns 14 ou 15 anos!?! Não quer dizer que estamos velhas, é que nos conhecemos muito cedo...

É para agradecermos e brindarmos a amizade e o ano que termina, que sempre fazemos um Amigo Secreto no mês de dezembro. Este ano foi na casa da Candice, que nos recebeu com uma mesa posta com esmero.


Não estava lindo demais?

Ficou decidido (em milhares de e-mails) que cada uma levaria uma coisa e faríamos uma Ceia de Natal.

Quem se puxou nos drinques de entrada, foi a Ana Lisa, que nos surpreendeu com um Clericot que estava simplesmente divino.


Receita do Clericot da Ana Lisa (que foi refeita inúmeras vezes durante a noite):
  • frutas diversas cortadas em rodelas (kiwi, maça, figo, morango, uva sem semente,...)
  • 2 copos de guaraná
  • 1 copo de espumante Brut
  • 1/2 copo de vinho branco seco


Para a Ceia, tínhamos salada verde, maionese, torta fria de atum, arroz branco e o tradicional peru.




De sobremesa, docinhos da Doceria Arispe (já comentados aqui no blog) e cheesecake de frutas vermelhas da Taci Klein.  



Estava tudo ótimo e maravilhoso.

Chegamos à conclusão que podemos comemorar o Natal mais vezes por ano, pois o banquete além de lindo, é muito gostoso.

Ana Lisa, Ana Paula B., Ana Paula J., Ana Paula P. (que não pôde estar presente), Bethania, Candice, Mariana, Poliana, Roxane.

Amigas são tudo de bom!

Assinatura nos Comentários

Gentem!

Vamos combinar uma coisa???

Quando forem postar um comentário, existe a opção de assinar;
mas se mesmo assim tu não conseguires, por favor assine no próprio corpo do comentário, ok?

Assim saberemos quem está nos acompanhando!

A família agradece.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Filé de Peixe com Molho de Alcaparras e Azeitonas

Ontem, foi o pai que cozinhou.
E ele fez peixe.
De novo.
Desta vez atendendo ao pedido da "baixinha", que gosta muito desta receita.
Até eu, que sou carnívora confessa, gostei muito...

Filé de Peixe com Molho de Alcaparras e Azeitonas


Ingredientes:
  • 2,5kg de filé de peixe (no caso, Abrotea);
  • 500g de manteiga;
  • 2 vidros de alcaparras em conserva (105g cada vidro);
  • 1 vidro de azeitonas fatiadas em conserva (320g);
  • farinha de trigo suficiente para empanar os filés;
  • sal a gosto.

 Modo de Preparo:
  • Temperar com sal (não muito, pois as alcaparras já são bastante salgadas) e empanar os filés de peixe na farinha de trigo;

  • Em uma panela, derreter a manteiga e fritar os filés até que estejam dourados. Reservar;


  • Quando todos os filés já estiverem prontos, aproveitar a manteiga em que foram fritados os peixes, para dar uma refogada nas alcaparras e azeitonas, rapidamente;
  •  Por fim, despejar o molho sobre os filés de peixe e servir.

O acompanhamento foi arroz branco e salada de batatas. Que, diga-se de passagem, foi a mãe que fez.
É, desta vez o cozinheiro teve ajuda... mas vamos fingir que ninguém viu nada. Tudo certo!




De sobremesa, a mãe fez Morangos com Merengue.




Tudo muito gostoso!

Embora o cozinheiro tenha dito que este tipo de peixe não é o ideal para o prato, pois se desmanchou enquanto fritava.
Mas, como diz o ditado: "as aparências enganam".

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobrecoxa Recheada

O almoço de domingo do Lipe finalmente saiu! O que é quase um milagre, pois foi um final de semana em que ele dormiu muito pouco e festeou muito! hehehehe!

SOBRECOXA DE FRANGO RECHEADA:

Ingredientes:

  • 2kg de sobrecoxa de frango desossada;
  • 2 pimentões vermelhos picados;
  • 2 pimentões amarelos picados;
  • 250g de queijo gruyere em fatias;
  • 250g de presunto fatiado;
  • azeite de oliva, orégano, sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparar:
  • Em uma forma, dispor metade das sobrecoxas de frango, já temperadas;

  • Espalhar as fatias de queijo por cima das sobrecoxas, regar com azeite de oliva e polvilhar com orégano;

  • Fazer uma nova camada com presunto e depois com os pimentões;

  • Finalizar colocando o restante das sobrecoxas temperadas;
  • Cobrir a forma com papel alumínio e levar ao forno médio por cerca de 40 minutos. Retirar o papel alumínio e deixar dourar por mais 20 minutos.
  • Acompanha arroz branco.

A tática de demorar no preparo, servir tarde e deixar todo mundo com fome sempre funciona... Pelo menos com o Felipe.