segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pavê de Batata com Creme de Espinafre


Eu que fiz! E, modéstia à parte, estava booom!

Tri leve e fácil de fazer.
Teve um momento em que achei que não ia dar certo, sabe? Montei a receita e ficou tudo tão líquido... Mas me surpreendi!

Ingredientes:
  • 4 batatas médias;
  • 1 maço de espinafre;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de queijo ralado;
  • 1 cebola picada;
  • 1/2 pimentão vermelho picado;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • azeite de oliva para untar.

Modo de Preparar:
  • Descascar as batatas e fatiar com um ralador. Levar ao fogo em uma panela com 1 litro de água e 2 colheres de chá de sal. Cozinhar por 15 minutos, escorrer, passar em água fria e reservar;
  • Aquecer o forno na temperatura média;
  • Lavar o espinafre. Separar as folhas e os talos mais macios e colocar em uma panela. Regar com 4 colheres de sopa de água e tampar a panela. Levar ao fogo baixo por 5 minutos. Retirar do fogo, espremer bem o espinafre (para extrair o máximo de água). Picar o espinafre finamente e reservar;
 

  • Refogar a cebola, o pimentão e os dentes de alho;
  • Acrescentar o espinafre, refogar e deixar esfriar;
 

  • Em outra tigela, colocar 3 ovos, o leite, a farinha e sal a gosto. Bater com um batedor manual por 1 minuto. Juntar essa mistura ao espinafre e mexer bem;
 

  • Com o azeite de oliva, untar uma assadeira. Colocar uma camada de batatas, o creme de espinafre, cubrir com o restante das batatas e acrescentar 1 ovo batido com 3 colheres de sopa de leite;
  • Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno por cerca de 50 minutos em temperatura alta, até dourar. Retirar do forno e servir em seguida.




    terça-feira, 1 de maio de 2012

    Salmão Perfumado do Vini

    Comidinha quentinha. Um dos primeiros dias de bastante frio desse inverno. Vinho tinto português (presente da irmã do Vini que mora em Setúbal). Quer coisa mais aconchegante?



    Ingredientes:
    • 1 filé de salmão
    • 150g de camarão
    • 10 batatinhas pequenas ou 3 batatas grandes cortadas em cubos
    • 1 cenoura cortada em tiras
    • 10 tomates cereja ou 2 tomates normais cortados em pedaços grandes
    • 1 pacote de champignon
    • 1 limão siciliano cortado longitudinalmente em 4 pedaços
    • azeite de oliva
    • sal e pimenta do reino
    • 4 dentes de alho
    • salsa e cebolinha picadinhas

    Modo de Preparo:
    • Cortar o salmão em pedaços e dispor em um refratário junto com os camarões. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto;
    • Dispor as batatas, cenouras, tomates, champignon, os dentes de alho (sem casca), os limões e os temperinhos verdes sobre o salmão e os camarões;
     


    • Misturar delicadamente todos os ingredientes, espalhando-os e ajeitando-os no refratário;
    • Regar com azeite de oliva a gosto;
    • Polvilhar sal e pimenta a gosto;
    • Sacudir ligeiramente o refratário, para que o azeite se espalhe e os ingredientes se distribuam;
    • Pré-aquecer o forno por 5 a 10 minutos;
    • Assar a 260 graus por cerca de 30 minutos. Como acompanhamento, o Vini fez arroz branco e salada de espinafre e soja.





     

    sexta-feira, 27 de abril de 2012

    Dica de Livro

    Hoje a dica é o segundo livro do chef Jamie Oliver.


    São mais de 280 páginas de puro deleite, num livro totalmente ilustrado, em que Jamie procura atender aos gostos mais distintos. 

    As receitas respeitam as duas premissas que acompanham o trabalho desse chef: a de utilizar apenas o essencial da despensa e a de adequar os métodos dos restaurantes à realidade do ambiente doméstico. 

    Jamie é um chef inquieto e ousado, extremamente criativo.

    Seja qual for a utilização e o interesse do leitor, esse livro pode servir como uma excelente fonte de inspiração para as aventuras empreendidas na cozinha.

    quarta-feira, 25 de abril de 2012

    Risoto de Camarão com Macã Verde


    Este risoto o Lipe fez como acompanhamento da Piava na Grelha, na Sexta-feira Santa.

    A receita básica ele tirou do livro do Jamie Oliver, serve para qualquer tipo de risoto, mudando apenas os ingredientes principais.

    Parece complicado e cheio de frescurites, mas não é, posso garantir. Só é um pouco demorado, mas vale o esforço e a espera!

    Ingredientes:
    • aproximadamente 1 litro de caldo de peixe (pode ser também galinha ou legumes);
    • 1 colher de sopa de óleo de oliva;
    • 2 cebolas médias picadas;
    • 2 dentes de alho picados;
    • 400g de arroz para risoto;
    • 2 taças de vinho branco seco;
    • sal grosso e pimenta-do-reino moídos na hora;
    • 70g de manteiga;
    • 120g de queijo parmesão ralado fresco;
    • 1 maçã verde fatiada;
    • 500g de camarão pré-cozido.

    Modo de Preparar:
    • Esquentar o caldo.
    • Em uma panela separada, aquecer o óleo e adicionar a cebola e o alho. Refogar até que estejam tenros.
    • Acrescentar o arroz e aumentar o fogo.
    • Neste ponto, o arroz vai começar a fritar. Começar a mexer lentamente com uma colher de pau. Em cerca de 1 minuto, ele vai ficar levemente translúcido. Adicionar o vinho (neste caso, foi cachaça da barrica da fazenda mesmo) e continuar a mexer para o álcool evaporar.
    • Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescentar a primeira concha do caldo quente, sal e pimenta. Baixar o fogo, para que o interior do grão de arroz não fique cozido muito rapidamente.
    • Continuar adicionando conchas de caldo, mexendo sempre. Esperar que cada concha seja totalmente absorvida antes de colocar a próxima. Esse processo leva uns 15 minutos. Continuar até que o arroz esteja tenro, mas consistente. Cuidado para não cozinhar demais!
    • Ajustar o tempero.
    • Adicionar a maçã, incorporando-a cuidadosamente ao arroz.
    • Acresentar os camarões. Aqui a coisa tem que ser rápida, senão o camarão, que já é pré-cozido, cozinha ainda mais e endurece. Cozinhe apenas o suficiente para que esquentem e realcem a sua cor.
    • Retirar a panela do fogo e adicionar a manteiga e o parmesão.
    • Misturar tudo delicadamente e tampar a panela, deixando descansar uns 2 minutinhos. Esta é a parte mais importante, já que é quando o risoto se torna "absurdamente cremoso".


    Coma rapidamente, enquanto a consistência está perfeita!

    sexta-feira, 20 de abril de 2012

    Piava na Grelha

    Esta Piava foi o Vini que fez na Sexta-Feira Santa.

    Sim, estamos com um certo delay nas postagens...


    Simples, prática, rápida e saborosa!


    Retire a cabeça e a cauda do peixe, abra a "barriga" no sentido longitudinal.

    Tempere com tempero completo (tipo A Mi ou Arisco) e limão.

    Coloque no espeto tipo grelha, próprio para peixes, e leve ao fogo.






    Deixe no  fogo, com o lado das escamas para baixo, até que esteja bem dourado.


    Delícia...!


    O acompanhamento foi Risoto de Camarão e Maçã Verde, que o Lipe fez.

    terça-feira, 3 de abril de 2012

    Cookies

    Fiz uma fornada de Cookies!

    Ingredientes:
    • 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
    • 2 ovos (gemas e claras separadas);
    • 1 lata de leite condensado;
    • 1/2 xícara de nozes picadas (cerca de 60g);
    • 1 tablete de chocolate ao leite, alpino, meio amargo (aquele que for da tua preferência);
    • 1 colher de chá de essência de baunilha;
    • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo;
    • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
    • 1/2 colher de chá de sal.
    Modo de Preparar:
    • Na batedeira, bata ligeiramente a manteiga e, mantendo-a ligada, vá acrescentando as gemas e o leite condensado, até obter um creme bem leve;
    • Pique o tablete de chocolate em pequenos pedaços. Eu já tentei ralar, mas o chocolate acaba derretendo. A melhor maneira que eu encontrei, foi com uma faca de serrinha mesmo.




    • Desligue a batedeira e junte ao creme as nozes, o chocolate picado e a essência de baunilha;
        

    • Misture tudo delicadamente com uma colher de cabo longo;
    • Peneire, aos poucos, sobre o creme, a farinha de trigo, o bicarbonato e o sal. Vá misturando tudo, incorporando bem os ingredientes secos ao creme, até formar uma massa bem firme;



    • Em vááárias assadeiras (eu uso pelo menos umas 4: 2 assando e 2 na "espera"), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo, coloque pequenas porções da massa (uma colher de chá bem cheia), mantendo uma boa distância entre elas;


    • Bata levemente as claras e pincele cuidadosamente sobre as porções de massa;
    • Asse a 250 graus, em forno pré-aquecido, até que os cookies estejam dourados;

    • Retire-os da forma com o auxílio de uma espátula e deixe esfriarem em uma grelha. Logo que saem do forno eles ainda estão bem macios, mas endurecem e se tornam crocantes à medida que esfriam. Guarde-os em um vidro com tampa.







    Coloquei alguns cookies em pacotinhos de celofane, enfeitados com fitilhos e florzinhas de marcela, e levei para algumas colegas do trabalho. Fez um sucesso....!
    Um agradinho qualquer sempre deixa as pessoas felizes, mesmo que seja uma coisa tão simples como esta.

    domingo, 1 de abril de 2012

    Entrecot Pampeano

    Hoje é Domingo de Ramos e a mesa foi enfeitada com um raminho bento que a Vó Toninha trouxe para nós da procissão da igreja.


    O pai fez um entrecot (hmmmm) batizado por ele de Pampeano, acompanhado pela sua versão de Batata Duquesa (a diferença da receita já publicada aqui no blog é que esta não leva fungi).

    Ingredientes:
    • 2kg de entrecot;
    • tempero completo a gosto.
    Modo de Preparar:
    • Limpar e temperar a peça de entrecot;
    • Em uma panela untada com óleo, fritar a peça inteira, virando sempre, para que doure e asse por igual em ambos os lados;

    • Quando estiver no ponto, fatiar e servir.





    A sobremesa foi a mãe que fez: o tradicional Sagu com Creme.



    Olha só a cara das "gurias" na porta da cozinha, atentas a todos os movimentos e chulhando um pedacinho de carne! Pobrezinhas! hahaha!

    Tão organizadas que estavam até alinhadas por ordem de idade!