Mostrando postagens com marcador forno. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador forno. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filé de Tilápia ao Forno

Esta receita que a Bethania fez veio da família da amiga Lú, com algumas pequenas adaptações.


Ingredientes:
 
  • 2 kg de filé de tilápia
  • 400g de maionese original
  • 4 colheres de sopa de orégano
  • Sal e pimenta do reino a gosto
 
Molho:
  • 2 latas de molho de tomate em pedaços tradicional
  • 2 pacotes de sopa de cebola
  • 2 pacotes de champignon em pedaços
  • 100 mL de água
 
Modo de fazer:

  • Retirar peles, ossinhos e cartilagens do peixe.
  • Cortar em tiras de 2x4cm.
  • Temperar com pouco sal (pois o molho que é salgado) e pimenta a gosto.
  • Misturar o orégano com a maionese. 


  • Passar o peixe nesta mistura e colocar numa assadeira. 


  • Fazer duas camadas. Cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido, médio-baixo, por 40 min.
  • Enquanto isto, numa panela, colocar o molho de tomate e a sopa de cebola dissolvida na água. Dar uma fervura rápida mexendo bem para não embolar. Desligar o fogo, adicionar o champignon e reservar.
  • Passados os 40 minutos, tirar o peixe do forno: retirar o papel alumínio, espalhar o molho, da panela, sobre o peixe.


  •  Recolocar no forno por, aproximadamente, 20 min para que o molho seque um pouco.
 
Servir acompanhado de arroz branco e salada mista.

 
Rendimento: 8 pessoas.



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Picanha Recheada com Queijo Coalho

Almoço de Domingo com amigos queridos gaúchos que fui visitar em Goiânia.



Como a turma era essencialmente carnívora, o anfitrião, Gui, agradou em cheio!

Ingredientes:

  • 1,5 kg de picanha;
  • tempero completo com pimenta;
  • queijo coalho;
  • presunto;
  • 6 batatas;
  • 2 cebolas;
  • sal, pimenta, ervas a gosto.

Modo de Preparo:
  • Temperar a picanha com o tempero completo;
  • Com o auxílio de uma faca, fazer um furo na picanha, no sentido longitudinal, tomando cuidado para não chegar até o final da peça;
  • Rechear o corte de picanha com o queijo coalho e o presunto picados;
  • Quando estiver bem cheio, fechar o "furo" com palitinhos de dente;
  • Dispor a carne em uma forma, com o lado da gordura da picanha virado para baixo e colocar no forno pré-aquecido em temperatura alta;
  • Lavar bem as batatas e cortá-las ao meio, sem retirar a casca. Cozinhar em água fervente por cerca de 3 minutos e colocá-las, juntamente com as cebolas inteiras e com casca, na mesma forma em que a picanha está assando;
  • Servir quando a carne estiver no ponto.



Acompanhou arroz branco e salada verde que a Hana fez.

E para beber, tivemos um vinho Shiraz que eles trouxeram do Chile recentemente.


Boa comida, bom vinho, bons amigos... Tem receita melhor?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pacotinhos de Frango

Mais uma receita da lista das "pooodres" de fáceis de fazer, que fica boa uma barbaridade e impressiona pela beleza!



Eu fiz como acompanhamento do Pavê de Batatas com Espinafre.

Ingredientes:
  • 6 filés de peito de frango;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de suco de laranja;
  • 1 dente de alho picado;
  • 6 colheres de sopa de margarina light;
  • 1 alho-poró picado;
  • 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos;
  • 1 colher de tempero verde picado.

Modo de Preparar:
  • Pré-aquecer o forno a 180 graus;
  • Em uma vasilha,  temperar os filés de frango com o sal, o suco de laranja e o alho. Deixar marinando por pelo menos 30 minutos;
  • Em uma panelinha, aquecer a margarina até derreter, juntar o alho-poró e o tomate e aquecer por 1 minuto. Retirar do fogo e reservar;

  • Colocar um filé de frango no centro de cada quadrado de papel alumínio e regar com um pouco da marinada;
  • Espalhar a mistura de margarina sobre os filés e fechar o papel alumínio, formando pacotinhos;
  • Colocar os pacotinhos em uma assadeira e levar ao forno por 45 minutos;
  • Retirar do forno, abrir os pacotinhos, salpicar com tempero verde e servir.






 Genteee! Vocês não acreditam o sabor e o cheiro deste prato...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo Integralíssimo

Esta receita é da Betha, é superprática e rápida, totalmente feita no liquidificador.



Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo de canola
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de flocos de aveia (usei sabor banana com canela)
- 2 colheres de linhaça triturada
- 2 xícaras não muito cheias de açúcar mascavo
- 1 xícara de granola para enfeitar
- 1 colher de fermento químico em pó


Modo de preparo:

  • Bater no liquidificador primeiramente os líquidos (3 primeiros ingredientes) e depois ir adicionando e pulsando (ou batendo) os demais ingredientes, com exceção da granola, que deve ser reservada para colocar sobre a massa antes de ir ao forno.
  • Colocar em forma untada com óleo e farinha (neste caso pode ser a branca).
  • Assar em forno pré-aquecido baixo por 40 minutos (meu forno é tri potente, a temperatura mínima é de 200ºC).
Dicas:
  •  Pode ser batida uma banana caturra madura junto com os líquidos;
  •  Pode ser salpicada canela na massa e, se tiveres algum outro ingrediente interessante (castanha, nozes, uva passa, chocolate amargo) em casa, podes adicioná-lo também!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pavê de Batata com Creme de Espinafre


Eu que fiz! E, modéstia à parte, estava booom!

Tri leve e fácil de fazer.
Teve um momento em que achei que não ia dar certo, sabe? Montei a receita e ficou tudo tão líquido... Mas me surpreendi!

Ingredientes:
  • 4 batatas médias;
  • 1 maço de espinafre;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 xícara de queijo ralado;
  • 1 cebola picada;
  • 1/2 pimentão vermelho picado;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • azeite de oliva para untar.

Modo de Preparar:
  • Descascar as batatas e fatiar com um ralador. Levar ao fogo em uma panela com 1 litro de água e 2 colheres de chá de sal. Cozinhar por 15 minutos, escorrer, passar em água fria e reservar;
  • Aquecer o forno na temperatura média;
  • Lavar o espinafre. Separar as folhas e os talos mais macios e colocar em uma panela. Regar com 4 colheres de sopa de água e tampar a panela. Levar ao fogo baixo por 5 minutos. Retirar do fogo, espremer bem o espinafre (para extrair o máximo de água). Picar o espinafre finamente e reservar;
 

  • Refogar a cebola, o pimentão e os dentes de alho;
  • Acrescentar o espinafre, refogar e deixar esfriar;
 

  • Em outra tigela, colocar 3 ovos, o leite, a farinha e sal a gosto. Bater com um batedor manual por 1 minuto. Juntar essa mistura ao espinafre e mexer bem;
 

  • Com o azeite de oliva, untar uma assadeira. Colocar uma camada de batatas, o creme de espinafre, cubrir com o restante das batatas e acrescentar 1 ovo batido com 3 colheres de sopa de leite;
  • Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno por cerca de 50 minutos em temperatura alta, até dourar. Retirar do forno e servir em seguida.




    segunda-feira, 24 de outubro de 2011

    Tainha com Legumes

    Dia de muito calor. Dia de comer peixe. Dia de receita do Vinícius.

    Ingredientes:
    • 1 tainha (1,5kg aproximadamente) - serve de 2 a 3 pessoas;
    • 1 pimentão (tanto faz a cor);
    • 2 tomates;
    • 1 cebola;
    • 4 batatas médias;
    • 2 ramos de alecrim;
    • sal, alho, limão e azeite de oliva a gosto.
    Modo de Preparo:
    • Untar um refratário com azeite. Cortar a cebola e os tomates em rodelas finas e fazer uma "cama", com o objetivo de forrar o refratário.
    • Temperar o peixe com sal e limão a gosto. Fazer uns cortes transversais no peixe e neles colocar lascas de alho.
    • Colocar o peixe sobre a "cama" feita no refratário. 
    • Cortar o pimentão em tiras e as batatas descascadas em cubos e dispô-los em volta do peixe, no refratário.
    • Jogar sal sobre as batatas.
    • Colocar os ramos de alecrim sobre as batatas, um de cada lado do peixe.

    As camadas de legumes.

    • Regar o peixe com azeite de oliva a gosto e levar ao forno pré-aquecido a 240 graus, por cerca de 1 hora.
    O peixe pronto, ao sair do forno.
    •  Servir com arroz branco como acompanhamento e um bom vinho branco (tomamos um Sauvignon Blanc).
    Mas preste muita atenção na hora de fazer o arroz e não faça como o nosso cozinheiro, que se distraiu e, em vez de colocar as xícaras de arroz na panela, jogou todo o sal do saleiro. Hahaha! Ainda bem que ele logo se deu conta e teve tempo de corrigir o engano!

    Prato feito!
    A sobremesa foi a famosa Torta de Amoras (receita já publicada aqui no blog), que a mãe fez.


    E antes de tudo isso, ainda tivemos Bruschetta de atum com azeitonas de aperitivo. 
    Veja no próximo post!