Um dia nosso pai sugeriu que, a cada domingo, um de nós cozinhasse algo novo. As regras: 1) a mãe, Bea, não precisa cozinhar, é seu dia de folga; 2) não vale churrasco (muito fácil); 3) todos devem estar presentes para que o "evento" se realize. O desafio foi aceito na hora! O grupo é formado pelo pai, Celso, os filhos Mariana, Bethania e Felipe e pelo genro Vinícius. Este blog é para dividir com os amigos as nossas façanhas, algumas dicas e descobertas culinárias. Bom apetite!
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Restaurante Colina Verde - 80 anos Vó Toninha
Neste domingo, a Vó Toninha completou 80 anos (ou
Entradas: pãezinhos caseiros, salada de batatas, salada mista, sopa de capelletti.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Filé de Tilápia a Belle Meuniére
Como sempre, ele usou a tática do tempo e da fome para nos conquistar. E, mais uma vez, deu certo. Estava tudo de bom!
Ingredientes:
- 300g de filé de tilápia por pessoa;
- 1 tablete de manteiga (200g) sem sal por kg de peixe;
- 1 garrafinha (200ml) de leite de côco por kg de peixe;
- sal e pimenta a gosto;
- farinha de trigo para empanar;
- 500g de camarão;
- 1 dente de alho picado;
- 1 vidrinho (90g) de alcaparras;
- 1 bandeja (250g) de cogumelos frescos;
- temperinho verde picado;
- 1 limão fatiado.
- Temperar o peixe com sal e pimenta a gosto.
- Cobrir o peixe com o leite de côco e deixar descansar por cerca de 20 minutos.
- Enquanto isso, colocar o camarão de molho na água com o limão, para ir "pegando" o tempero.
- Fazer um processo simples de clarificação da manteiga, ou seja, separar a gordura (parte amarela) dos sólidos e líquidos incorporados à manteiga durante seu processo de fabricação. Para isto, colocar a manteiga em uma panela, em fogo baixo, até que derreta totalmente. Então, retirar a espuma da superfície com uma colher e descartar.
- Feito isso, empanar na farinha de trigo um a um os filés de peixe e fritar em uma frigideira usando parte da manteiga clarificada.
- Para o "molho", usar o que sobrou da manteiga clarificada para refogar o alho, os cogumelos e as alcaparras. Ao final, acrescentar os camarões e o tempero verde, e corrigir o sal, rapidamente, para o camarão não ficar borrachento.
- Ajeitar os filés em uma travessa e cobrir com o molho de camarão.
| Hmmm! O perfume deste prato é incrível! |
De sobremesa, a mãe fez a sua famosa Tortinha de Amoras (veja o tutorial aqui).
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Costelão 12 horas
Neste mês de agosto fomos convidados a comemorar os 50 anos do amigo Carlos Antena.
O Carlos é um "gaúcho importado" de Santa Catarina pela tia Jose (amiga de longa data da mãe).
E não é que ele fez um Costelão 12 Horas dos mais macanudos?!?
O Carlos é um "gaúcho importado" de Santa Catarina pela tia Jose (amiga de longa data da mãe).
E não é que ele fez um Costelão 12 Horas dos mais macanudos?!?
![]() |
| Olha a ansiedade do povo esperando a carne. |
![]() |
| Só restou o braseiro. |
A função toda aconteceu no Sítio Felicidade, onde o casal reside e se faz feliz (desculpe o tom assim, meio brega, mas não pude encontrar outra definição). O lugar é um encanto, com direito a laguinho com patos e gansos, cavalos, cachorros, flores, ...
Até São Pedro resolveu colaborar com a festa, nos livrando da enxurrada prevista para aquele dia.
Estava tudo bom uma barbaridade! O salsichão servido como aperitivo, o costelão (que estava praticamente derretendo na boca, de tão macio), a atenção dos anfitriões em não deixar faltar nada aos convidados.
"Parabéns, parabéns!
Saúde! Felicidade!
Que tu colhas, sempre, todo dia, paz e alegria na lavoura da amizade!"
terça-feira, 24 de julho de 2012
Bolo Pudim
Gente!
Vi este bolo pela primeira vez em Goiânia, alguns dias atrás, quando estive visitando uns amigos.
Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei tri curiosa; pesquisei na internet, mostrei para a mãe (a doceira da casa) e eis que esta semana ela fez uma primeira experiência do tal BOLO PUDIM.
A receita e o modo de fazer não poderiam ser mais simples:
Depois de bater o bolo, coloque a massa na forma, sobre o açúcar.
E, por fim, usando uma concha, cubra delicadamente a massa de bolo com a receita de pudim.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos (não é necessário banho-maria).
Quando estiver morno, desenforme.
Guarde na geladeira (em recipiente fechado para o bolo pudim não secar) e sirva geladinho!
Olha só que interessante: o bolo e o pudim trocam de lugar durante o cozimento!
Ficou bem gostoso e já foi copiado em outras casas da família ;)
Vi este bolo pela primeira vez em Goiânia, alguns dias atrás, quando estive visitando uns amigos.
Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei tri curiosa; pesquisei na internet, mostrei para a mãe (a doceira da casa) e eis que esta semana ela fez uma primeira experiência do tal BOLO PUDIM.
A receita e o modo de fazer não poderiam ser mais simples:
- uma receita de bolo (pode ser o da tua preferência);
- uma receita básica de pudim (2 ovos, 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite);
- açúcar caramelado.
Depois de bater o bolo, coloque a massa na forma, sobre o açúcar.
E, por fim, usando uma concha, cubra delicadamente a massa de bolo com a receita de pudim.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos (não é necessário banho-maria).
Quando estiver morno, desenforme.
Guarde na geladeira (em recipiente fechado para o bolo pudim não secar) e sirva geladinho!
Olha só que interessante: o bolo e o pudim trocam de lugar durante o cozimento!
Ficou bem gostoso e já foi copiado em outras casas da família ;)
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Feijoada da Betha
A Bethania fez aniversário e para comemorar o Vinícius nos ofereceu uma FEIJOADA de tirar o chapéu!
Ele disse que começou a preparar já no dia anterior, para que todos os sabores se misturassem e fixassem bem. Foi uma feijoada light (se é que se pode dizer isto), não tinha aquelas coisas estranhas, tipo pé e orelha de porco; só mesmo aquilo que a aniversariante do dia curte comer.
Os acompanhamentos clássicos: torresminho, couve refogada, laranja, farofa e costelinha de porco.
Foi a pedida certa para um dia chuvoso e bastante frio, família toda reunida, "barrigas cheias", festa!
Aplausos para o cozinheiro, que teve uma trabalheira doida, estava preocupado com as quantidades e, como tudo sempre acaba bem, conseguiu satisfazer a todos.
Ele disse que começou a preparar já no dia anterior, para que todos os sabores se misturassem e fixassem bem. Foi uma feijoada light (se é que se pode dizer isto), não tinha aquelas coisas estranhas, tipo pé e orelha de porco; só mesmo aquilo que a aniversariante do dia curte comer.
| Panelão cozinhando. |
Foi a pedida certa para um dia chuvoso e bastante frio, família toda reunida, "barrigas cheias", festa!
Aplausos para o cozinheiro, que teve uma trabalheira doida, estava preocupado com as quantidades e, como tudo sempre acaba bem, conseguiu satisfazer a todos.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Sushi
A Jurema a lombriga que mora na minha barriga ;) andava louquinha para comer um sushi...
Então, pedi para o Vini, meu cunhado preferido, fazer no jantar de sábado. Hmmm, desejo satisfeito com prazer!
O passo-a-passo do sushi, é o mesmo da postagem Sushi na Casa do Bruno, passa lá para ver!
Arigato, Vini!
Então, pedi para o Vini, meu cunhado preferido, fazer no jantar de sábado. Hmmm, desejo satisfeito com prazer!
| Ingredientes. |
| Faca própria para a "função". |
| Loucinhas. |
| Sushi. |
| Mais Sushi. |
| Temaki. |
Arigato, Vini!
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Picolé
Conheci esta maravilha em Goiânia, recentemente, quando fui visitar amigos gaúchos que estão morando lá.
São sorvetes e picolés artesanais, produzidos com frutos do Brasil, numa super diversidade de sabores.
Tem cada sabor diferente, cada fruta exótica...
Adorei! Compramos alguns para experimentar, mas a minha vontade era provar todos!




http://www.frutosdobrasil.com.br/pt
Tomara que apareça logo uma loja por aqui...
São sorvetes e picolés artesanais, produzidos com frutos do Brasil, numa super diversidade de sabores.
Tem cada sabor diferente, cada fruta exótica...
Adorei! Compramos alguns para experimentar, mas a minha vontade era provar todos!
http://www.frutosdobrasil.com.br/pt
Tomara que apareça logo uma loja por aqui...
Assinar:
Postagens (Atom)



