quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Restaurante Colina Verde - 80 anos Vó Toninha

Neste domingo, a Vó Toninha completou 80 anos (ou 82, quem sabe ao certo?)!

Fomos comemorar em Nova Petrópolis, no Restaurante Colina Verde, com toda a família.

O restaurante funciona há mais de 30 anos e é comandado pela família Schwantes, que prepara um verdadeiro banquete, que mescla receitas das cozinhas alemã, italiana e gaúcha. 

Os funcionários, vestidos em trajes típicos servem:

Entradas: pãezinhos caseiros, salada de batatas, salada mista, sopa de capelletti.

Pratos Principais:  bolinhos de aipim, lombinhos de porco à milanesa, knodel (nhoque recheado com linguiça, queijo e bacon),   frango ao forno com maçãs doces, massa caseira, molho com moela de frango, matambre enrolado, almôndegas ao forno,  eisbein (joelho de porco),    chucrute, salsicha bock, kassler (lombo de porco defumado), repolho roxo cozido, purê de batatas, arroz, panquecas de maçã.

Sobremesas: buffet variado e apfelstrudel com nata batida ou sorvete de creme.


O local é bem pitoresco, vale a pena o passeio, e a comida é sensacional, praticamente impossível provar de tudo o que é servido. 

Vá com fome!

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Filé de Tilápia a Belle Meuniére

 Domingo, depois de muito tempo sem nos reunirmos para um verdadeiro Domingo em Família (culpa de um dedinho precioso, viagens, eventos, etc.), o Lipe reproduziu uma receita do amigo Xiton.

Como sempre, ele usou a tática do tempo e da fome para nos conquistar. E, mais uma vez, deu certo. Estava tudo de bom!

Ingredientes:
  • 300g de filé de tilápia por pessoa;
  • 1 tablete de manteiga (200g) sem sal por kg de peixe;
  • 1 garrafinha (200ml) de leite de côco por kg de peixe;
  • sal e pimenta a gosto;
  • farinha de trigo para empanar;
  • 500g de camarão;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 vidrinho (90g) de alcaparras;
  • 1 bandeja (250g) de cogumelos frescos;
  • temperinho verde picado;
  • 1 limão fatiado.
 Modo de Preparo:
  • Temperar o peixe com sal e pimenta a gosto.
  •  Cobrir o peixe com o leite de côco e deixar descansar por cerca de 20 minutos.
  •  Enquanto isso, colocar o camarão de molho na água com o limão, para ir "pegando" o tempero.

  • Fazer um processo simples de clarificação da manteiga, ou seja, separar a gordura (parte amarela) dos sólidos e líquidos incorporados à manteiga durante seu processo de fabricação. Para isto, colocar a manteiga em uma panela, em fogo baixo, até que derreta totalmente. Então, retirar a espuma da superfície com uma colher e descartar.

  • Feito isso, empanar na farinha de trigo um a um os filés de peixe e fritar em uma frigideira usando parte da manteiga clarificada.








  • Para o "molho", usar o que sobrou da manteiga clarificada para refogar o alho, os cogumelos e as alcaparras. Ao final, acrescentar os camarões e o tempero verde, e corrigir o sal, rapidamente, para o camarão não ficar borrachento.


  • Ajeitar os filés em uma travessa e cobrir com o molho de camarão.






Hmmm! O perfume deste prato é incrível!


De sobremesa, a mãe fez a sua famosa Tortinha de Amoras (veja o tutorial aqui).






quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Costelão 12 horas

Neste mês de agosto fomos convidados a comemorar os 50 anos do amigo Carlos Antena.

O Carlos é um "gaúcho importado" de Santa Catarina pela tia Jose (amiga de longa data da mãe).

E não é que ele fez um Costelão 12 Horas dos mais macanudos?!?





Olha a ansiedade do povo esperando a carne.
Só restou o braseiro.

A função toda aconteceu no Sítio Felicidade, onde o casal reside e se faz feliz (desculpe o tom assim, meio brega, mas não pude encontrar outra definição). O lugar é um encanto, com direito a laguinho com patos e gansos, cavalos, cachorros, flores, ...

Até São Pedro resolveu colaborar com a festa, nos livrando da enxurrada prevista para aquele dia.

Estava tudo bom uma barbaridade! O salsichão servido como aperitivo, o costelão (que estava praticamente derretendo na boca, de tão macio), a atenção dos anfitriões em não deixar faltar nada aos convidados.


"Parabéns, parabéns!
Saúde! Felicidade!
Que tu colhas, sempre, todo dia, paz e alegria na lavoura da amizade!"

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bolo Pudim

Gente!

Vi este bolo pela primeira vez em Goiânia, alguns dias atrás, quando estive visitando uns amigos.

Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei tri curiosa; pesquisei na internet, mostrei para a mãe (a doceira da casa) e eis que esta semana ela fez uma primeira experiência do tal BOLO PUDIM.

A receita e o modo de fazer não poderiam ser mais simples:
  • uma receita de bolo (pode ser o da tua preferência);
  • uma receita básica de pudim (2 ovos, 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite);
  • açúcar caramelado.
Comece caramelando o açúcar no fundo da forma.
Depois de bater o bolo, coloque a massa na forma, sobre o açúcar.
E, por fim, usando uma concha, cubra delicadamente a massa de bolo com a receita de pudim.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos (não é necessário banho-maria).
Quando estiver morno, desenforme.
Guarde na geladeira (em recipiente fechado para o bolo pudim não secar) e sirva geladinho!

Olha só que interessante: o bolo e o pudim trocam de lugar durante o cozimento!

Ficou bem gostoso e já foi copiado em outras casas da família ;)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Feijoada da Betha

A Bethania fez aniversário e para comemorar o Vinícius nos ofereceu uma FEIJOADA de tirar o chapéu!

Ele disse que começou a preparar já no dia anterior, para que todos os sabores se misturassem e fixassem bem. Foi uma feijoada light (se é que se pode dizer isto), não tinha aquelas coisas estranhas, tipo pé e orelha de porco; só mesmo aquilo que a aniversariante do dia curte comer.

Panelão cozinhando.
Os acompanhamentos clássicos: torresminho, couve refogada, laranja, farofa e costelinha de porco.





Foi a pedida certa para um dia chuvoso e bastante frio, família toda reunida, "barrigas cheias", festa!

Aplausos para o cozinheiro, que teve uma trabalheira doida, estava preocupado com as quantidades e, como tudo sempre acaba bem, conseguiu satisfazer a todos.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sushi

A Jurema a lombriga que mora na minha barriga ;) andava louquinha para comer um sushi...

Então, pedi para o Vini, meu cunhado preferido, fazer no jantar de sábado. Hmmm, desejo satisfeito com prazer!

Ingredientes.
Faca própria para a "função".
Loucinhas.
Sushi.
Mais Sushi.
Temaki.
O passo-a-passo do sushi, é o mesmo da postagem Sushi na Casa do Bruno, passa lá para ver!

Arigato, Vini!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Picolé

Conheci esta maravilha em Goiânia, recentemente, quando fui visitar amigos gaúchos que estão morando lá.



São sorvetes e picolés artesanais, produzidos com frutos do Brasil, numa super diversidade de sabores.
Tem cada sabor diferente, cada fruta exótica...

Adorei! Compramos alguns para experimentar, mas a minha vontade era provar todos!


Cajá-mangaJabuticaba


Romeu e JulietaTapioca
http://www.frutosdobrasil.com.br/pt

Tomara que apareça logo uma loja por aqui...