quarta-feira, 5 de junho de 2013

Bife de Cordeiro aos Quatro Queijos


O pai fez este almoço em fevereiro, demorou um tempão para me passar a receita e eu levei mais um tempão para publicar aqui no blog :p


Ingredientes:
  • 2kg de carne de ovelha desossada;
  • 100g de gorgonzola;
  • 100g de provolone;
  • 250g de catupiri;
  • 500ml de leite;
  • 200g de parmesão ralado;
  • sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:
  • Fritar a carne temperada e reservar;

  • Em uma panela, ferver o leite com os quatro queijos (cortados em cubos), até derreter. Se o molho ficar muito fino, engrossar com farinha de trigo;

  •  Espalhar queijo parmesão ralado no fundo de uma travessa, fatiar a carne e colocá-la na travessa;



  • Cobrir a carne com o molho de queijo, pulverizar parmesão ralado por cima e levar ao forno para gratinar.




  • O acompanhamento foi arroz branco e salada. E só.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conchiglioni e Entrecot


Receitinha trabalhosa, quase que um trabalho manual, mas que valeu a pena.
Totalmente inspirada em uma receita do blog Panelaterapia, que eu sigo e adoro.

Ingredientes:
  • 500g de conchiglioni
  • queijo fatiado
  • presunto fatiado
  • creme de ricota
  • 350ml de molho de tomate com manjericão
  • 400ml de leite
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 dente de alho cortado em pedaços
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto

Modo de Preparo:

Molho Branco:
  • Em uma panela, colocar o leite, a folha de louro, a cebola, o alho, pimenta do reino e sal. Quando ferver, coar e reservar o leite;
  • Aquecer em fogo baixo a manteiga e adicionar a farinha, mexer bem, até formar um monte de grumos.
  • Aos poucos ir adicionando o leite, batendo sempre para desmanchar os gruminhos, até virar um creme.

Conchiglioni:
  • Cozinhar os conchiglioni em água fervente por 6 minutos e escorrer;


  • Fazer pequenos rolinhos de presunto e queijo, que caibam dentro do conchiglioni. Aí é que entra a parte do trabalho manual da coisa... tive que fazer 106 rolinhos!

  • Coloquei 1 colherinha de creme de ricota no fundo da massa cozida e acomodei um rolinho de presunto e queijo em cada uma (mais trabalho manual!);



  • Coloquei um pouco de molho branco no fundo do pirex e fui ajeitando a massa. Depois cobri tudo com o molho branco e o molho de tomate com manjericão e ainda coloquei queijo ralado por cima. Então levei ao forno para gratinar.






  • Servi acompanhado de bife de entrecot com redução de aceto balsâmico e salada.







  • Modéstia à parte, estava bom demais apesar do trabalho.
  • De sobremesa, a mãe fez Pudim dos Anjos.


sábado, 4 de maio de 2013

125 anos Sociedade Aliança

Ainda lembro da grande festa dos 100 anos da Sociedade Aliança de Novo Hamburgo.
Uma noite muito fria, 4 de maio de 1988, um "mar" de gente no clube, muitos fogos, muitos amigos, roupa nova, direito de ir dormir tarde em um dia de semana...

Monumento ao Imigrante

E hoje, exatos 25 anos depois, lá fomos nós, toda a família, celebrar novamente o aniversário do clube.
O almoço festivo, tipicamente alemão, foi servido no jardim. O menu incluiu massa, almôndegas com molho, purê de batatas, chucrute, salsicha bock, salada azeda (pepino e rabanete) e cuca.




Durante todo o dia várias atividades aconteceram como o torneio de tênis 25 horas, jogos germânicos, apresentação da banda da Brigada Militar, feirinha de artesanato, etc.

E, quando as 25 horas de jogos de tênis ininterruptas se encerraram, às 15:00, torta com direito a velinha e Parabéns a Você!










terça-feira, 30 de abril de 2013

Palha Italiana

Este docinho a Bethania fez para nos presentear na Páscoa.
Prático, é uma gostosura que todos apreciam.



A "fórmula" da Palha Italiana é bem fácil!

Ingredientes:
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 colher de manteiga sem sal;
  • 5 colheres generosas de cacau em pó (isto vai do gosto do cliente, pode ser achocolatado também, mas fica bem mais doce);
  • 1 pacote (daqueles pacotes internos de uma embalagem inteira) de bolacha maria ou maizena.

Modo de Preparo:
  • Picar / quebrar as bolachas e reservar.
  • Untar uma forma e reservar.


  • Misturar o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó na panela e então ligar o fogo. 



  • Mexer sempre e, quando passar a colher de pau e der para ver o fundo da panela, é que já dá para desligar o fogo. 


  • Então, misturar as bolachas picadas à massa de brigadeiro (negrinho).



  • Abrir na forma untada para esfriar.




  • Cortar a palha italiana em pequenos cubos e triturar algumas bolachas no liquidificador para passar por fora, ou, como manda a receita tradicional, passar açúcar.

 

domingo, 3 de março de 2013

Churras

As eleição municipal fora de época (não vou nem entrar no mérito da palhaçada) pelo menos serviu para reunir a família para um churras.




Sorry pelas fotos, tiradas no celular. Porque depois que sentei e me servi é que lembrei que a câmera não estava comigo; e eu não ia deixar a carne esfriando para ir buscá-la, né? ;)