"Não comer e não beber deixa as pessoas burras e mal-humoradas." Simon Kusnetz
Um dia nosso pai sugeriu que, a cada domingo, um de nós cozinhasse algo novo. As regras: 1) a mãe, Bea, não precisa cozinhar, é seu dia de folga; 2) não vale churrasco (muito fácil); 3) todos devem estar presentes para que o "evento" se realize. O desafio foi aceito na hora! O grupo é formado pelo pai, Celso, os filhos Mariana, Bethania e Felipe e pelo genro Vinícius. Este blog é para dividir com os amigos as nossas façanhas, algumas dicas e descobertas culinárias. Bom apetite!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Tagliatelle al Limone com Filé de Frango Empanado
Postagem tri atrasada!
Demorou pra Betha me mandar as fotos e mais ainda pra eu ter um tempo e escrever. Sorry...
Ingredientes:
Boooommm!
Demorou pra Betha me mandar as fotos e mais ainda pra eu ter um tempo e escrever. Sorry...
Ingredientes:
- 500g de tagliatelle
- 50g de manteiga
- azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 150g de presunto cru picado em cubos
- 480ml de creme-de-leite fresco
- 1 pote de requeijão
- sumo de 2 limões
- sal e pimenta do reino
- salsinha picada
- 1 kg de filé de peito de frango
- 2 ovos batidos
- 1 pacote de Crockmix (mistura para temperar e empanar)
- Passar cada filé de frango na mistura para temperar e empanar, depois no ovo e novamente na mistura. Não é preciso temperar o frango, pois a própria mistura já tem tempero suficiente;
- Fritar os filés de frango em óleo bem quente. Quando estiverem bem dourados, tirar do óleo e colocar em uma travessa forrada com papel absorvente. Reservar;
- Cozinhar a massa al dente e, enquanto isso, preparar o molho. Comece derretendo a manteiga com um fio de azeite de oliva, em fogo médio. Quando estiver derretida, acrescente o alho e a cebola e refogue. Então, junte o presunto cru e cozinhe por cerca de 5 minutos.
- Acrescente o creme-de-leite, o requeijão e o sumo, mexendo sempre, até o ponto de creme. Tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque ainda uma concha da água de cozimento da massa no molho e salpique a salsinha picada.
- Quando a massa estiver pronta, escorra e misture delicadamente com o molho. Sirva em seguida.
Boooommm!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Flan de Maracujá com Geléia de Laranja
Gente!
Aí vai a receita da sobremesa que servi junto com a Batata Duquesa e o Filé com Bacon!
Rapidinha de fazer, não leva mais de 10 minutos.
Dica: eu segui à risca a receita e usei a geléia de laranja, mas deve ficar bom com outros sabores de geléia também. Experimente!
Aí vai a receita da sobremesa que servi junto com a Batata Duquesa e o Filé com Bacon!
Rapidinha de fazer, não leva mais de 10 minutos.
Ingredientes:
- 600ml de suco de maracujá;
- 5 colheres de sopa de amido de milho;
- 6 colheres de sopa de geléia de laranja;
- raspas de chocolate amargo para decorar.
Modo de Preparar:
- Em uma panela, coloque o suco de maracujá e o amido de milho (já dissolvido no próprio suco), leve em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e virar um creminho;
- Deixe o creme esfriar um pouco e enquanto isso, coloque uma colher de geléia no fundo de uma taça de sobremesa;
- Despeje o creme nas taças, sobre a geléia;
- Decore com raspas de chocolate amargo, leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir e voilá!
| Fica um charme, né? |
Dica: eu segui à risca a receita e usei a geléia de laranja, mas deve ficar bom com outros sabores de geléia também. Experimente!
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Sushi na Casa do Bruno
Seguem algumas imagens do sushi que os guris fizeram semana passada, na casa do Bruno.
Demorou. Mas ficou bem bom. Ou será que foi a fome que garantiu a qualidade? heheheh!
Demorou. Mas ficou bem bom. Ou será que foi a fome que garantiu a qualidade? heheheh!
| Nigiri de salmão. |
| Salmão. |
| Temaki. |
| Passo 1 do sushi: dispor o arroz sobre o nori. |
| Passo 2: colocando o recheio. |
| Passo 3: enrolar com o auxílio da esteira. |
| Reservar os "rolinhos". |
| Passo 4: fatiar os "rolinhos". |
| Está pronto! Hmmm! |
Depois de muito trabalho, porque é uma culinária bem artesanal, a mesa ficou bem farta.
E toda essa comida deve ter durado no máximo uns 15 minutos!!!
A galera estava faminta!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Batata Duquesa com Fungi e Filé com Bacon
Hoje foi a minha vez!
Fiz um dos meus pratos preferidos, se é que isto existe... Pois como costumo dizer: "só não aprendi a comer pedra, ainda."
Ingredientes:
Fiz um dos meus pratos preferidos, se é que isto existe... Pois como costumo dizer: "só não aprendi a comer pedra, ainda."
Ingredientes:
- 1,2kg de batata branca;
- 5 cebolas médias;
- 150g de cogumelos fatiados;
- 1 pote de requeijão;
- 1 caixa de creme-de-leite;
- 1 pacote de queijo parmesão ralado;
- cebolinha picada;
- 1,4kg de filé mignon cortado em medalhões;
- 150g de bacon picado em cubos.
- Descascar as cebolas e cortá-las em rodelas, depois, abrir as rodelas em "anéis" e dispor uma camada em uma fôrma grande previamente untada;
- Descascar as batatas e cortá-las em fatias. Em uma panela com água suficiente para cobrir as batatas, deixar cozinhar por cerca de 3 minutos após levantar fervura. Escorrer e, então, fazer uma camada de batatas por cima da camada de cebolas, temperando com sal e pimenta a gosto;
- Fatiar os cogumelos e refogá-los com um pouco de água em uma panela pequena;
- Quando os cogumelos estiverem murchos e escurecidos, acrescentar o pote de requeijão e o creme-de-leite à panela, mexendo bem e formando um creme. Espalhar este creme sobre as batatas;
- Cobrir todo o prato com o parmesão ralado e levar ao forno pré-aquecido a 230 graus, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Ao retirar do forno, espalhar a cebolinha picada sobre o prato.
- Quanto ao filé, fritar o bacon, sem acrescentar gordura à panela, até que ele esteja bem dourado e crocante. Retirar do fogo e reservar;
- Na mesma panela, aproveitando a gordura que o bacon liberou, fritar os medalhões de filé, temperados a gosto;
- Na hora de servir, dispor o bacon sobre os medalhões de filé.
| Batata Duquesa com Fungi. |
| Filé com bacon. |
Eu sou bem suspeita para falar, né? Mas ficou tri bom!
| Só sobrou a "educação". hehehe! |
A sobremesa foi Flan de Maracujá com Geléia de Laranja (que fica para o próximo post).
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Sobremesa Grega
Esta receita foi uma sugestão do amigo Tiago.
Fiz para o reveillon. Ficou bem boa, embora eu ache que eu tenha deixado passar um pouquinho do ponto, assando além da conta, pois tivemos que usar garfo e faca na hora de comer, se é que vocês me entendem...
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Importante: reservar um pouco do recheio de nozes para finalizar a decoração da sobremesa.
Enquanto a sobremesa estiver no forno, aproveitar o tempo para preparar a calda:
Ao servir, colocar calda a gosto sobre a sobremesa e polvilhar um pouco do recheio de nozes que foi reservado.
Sugestão: fica uma delícia se for servido com sorvete de creme ou iogurte natural.
Fiz para o reveillon. Ficou bem boa, embora eu ache que eu tenha deixado passar um pouquinho do ponto, assando além da conta, pois tivemos que usar garfo e faca na hora de comer, se é que vocês me entendem...
Ingredientes:
- 6 xícaras de nozes (neste caso, usei nozes, amêndoas e castanhas-do-pará);
- 1 pacote de massa filo (foi difícil de encontrar, mas ela existe);
- 1 colher de sopa de canela em pó;
- 3 xícaras e 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1/2 tablete de manteiga sem sal;
- 1 colher de sopa de essência de baunilha;
- 1/2 xícara de mel.
- Em um processador, colocar as nozes, as 3 colheres de açúcar, a canela e mais 3 colheres de manteiga previamente derretida e triturar. Reservar;
- Derreter o restante da manteiga e reservar;
- Com o auxílio de pincel, untar com manteiga um fôrma;
- Cortar a massa filo em tamanho proporcional ao da fôrma e começar a montagem da sobremesa.
| Essa massa é bem fininha, quase transparente e super delicada. |
- Umedecer a lâmina de massa filo, pincelando com manteiga;
- Colocar mais uma lâmina de massa, umedecer com manteiga e colocar novamente uma camada de massa e umedecer com manteiga;
- Colocar a mistura de nozes;
- Novamente colocar uma camada de massa filo, umedecer com manteiga e colocar mais recheio de nozes;
- Após, colocar mais uma camada de massa, umedecer com manteiga, e acrescentar mais uma camada de massa e umedecer novamente;
- Depois, colocar mais recheio de nozes e finalizar com mais 3 ou 4 camadas de massa filo, lembrando que entre uma e outra, sempre se deve umedecer com manteiga. Finalizar com manteiga;
- Assar de 30 a 40 minutos, até dourar a massa.
Importante: reservar um pouco do recheio de nozes para finalizar a decoração da sobremesa.
Enquanto a sobremesa estiver no forno, aproveitar o tempo para preparar a calda:
- Em uma panela, ferver 4 xícaras de água, com as 3 xícaras de açúcar, a essência de baunilha e o mel;
- O ponto é quando começar a engrossar (levou uma eternidade!);
- Desligar o fogo e reservar.
Ao servir, colocar calda a gosto sobre a sobremesa e polvilhar um pouco do recheio de nozes que foi reservado.
Sugestão: fica uma delícia se for servido com sorvete de creme ou iogurte natural.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Sukiyaki
Eu sei! Eu sei! Há dias que não postava nada, mas estamos meio que em clima de férias...
Ontem retornamos aos "Domingos em Família", o Vini honrou suas origens e fez um prato da cozinha oriental, o Sukiyaki, um cozido tipicamente japonês no qual as pessoas vão servindo a si mesmas, conforme os ingredientes são cozidos.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Importante: observe para que o caldo não seque, tenha sempre um pouco a mais de reserva. E caso o shoyu usado seja muito salgado, dilua com um pouco de água.
O prato pode ser totalmente preparado à mesa (em uma panela elétrica, por exemplo) ou sobre o fogão, em uma fôrma, que será levada à mesa.
As pessoas se servem diretamente da "panela", conforme seu gosto, em uma pequena tigela (owan em japonês).
Ontem retornamos aos "Domingos em Família", o Vini honrou suas origens e fez um prato da cozinha oriental, o Sukiyaki, um cozido tipicamente japonês no qual as pessoas vão servindo a si mesmas, conforme os ingredientes são cozidos.
Ingredientes:
- macarrão udon (macarrão típico japonês)
- 1 peça de filé cortada em iscas (melhor seria se fosse de kobe beef, mas...)
- legumes diversos (brócolis, couve-flor, broto de feijão, cenoura, etc.)
- manteiga
- shitake
Modo de Preparo:
- Pré-cozer rapidamente os legumes mais duros e reservar;
- Cozinhar o macarrão al dente e reservar;
- Em uma forma untada com manteiga, fritar a carne;
- Quando a carne estiver dourada, acrescentar os legumes mais duros (pré-cozidos) e o caldo, deixando cozinhar por alguns instantes;
- Por fim, acrescentar o shitake, o broto de feijão e o macarrão, deixar cozinhar por mais alguns instantes e estará pronto para ser servido.
Importante: observe para que o caldo não seque, tenha sempre um pouco a mais de reserva. E caso o shoyu usado seja muito salgado, dilua com um pouco de água.
O prato pode ser totalmente preparado à mesa (em uma panela elétrica, por exemplo) ou sobre o fogão, em uma fôrma, que será levada à mesa.
As pessoas se servem diretamente da "panela", conforme seu gosto, em uma pequena tigela (owan em japonês).
![]() | |
| Estava tudo de bom! |
Assinar:
Postagens (Atom)









