sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sushi

A Jurema a lombriga que mora na minha barriga ;) andava louquinha para comer um sushi...

Então, pedi para o Vini, meu cunhado preferido, fazer no jantar de sábado. Hmmm, desejo satisfeito com prazer!

Ingredientes.
Faca própria para a "função".
Loucinhas.
Sushi.
Mais Sushi.
Temaki.
O passo-a-passo do sushi, é o mesmo da postagem Sushi na Casa do Bruno, passa lá para ver!

Arigato, Vini!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Picolé

Conheci esta maravilha em Goiânia, recentemente, quando fui visitar amigos gaúchos que estão morando lá.



São sorvetes e picolés artesanais, produzidos com frutos do Brasil, numa super diversidade de sabores.
Tem cada sabor diferente, cada fruta exótica...

Adorei! Compramos alguns para experimentar, mas a minha vontade era provar todos!


Cajá-mangaJabuticaba


Romeu e JulietaTapioca
http://www.frutosdobrasil.com.br/pt

Tomara que apareça logo uma loja por aqui...



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Picanha Recheada com Queijo Coalho

Almoço de Domingo com amigos queridos gaúchos que fui visitar em Goiânia.



Como a turma era essencialmente carnívora, o anfitrião, Gui, agradou em cheio!

Ingredientes:

  • 1,5 kg de picanha;
  • tempero completo com pimenta;
  • queijo coalho;
  • presunto;
  • 6 batatas;
  • 2 cebolas;
  • sal, pimenta, ervas a gosto.

Modo de Preparo:
  • Temperar a picanha com o tempero completo;
  • Com o auxílio de uma faca, fazer um furo na picanha, no sentido longitudinal, tomando cuidado para não chegar até o final da peça;
  • Rechear o corte de picanha com o queijo coalho e o presunto picados;
  • Quando estiver bem cheio, fechar o "furo" com palitinhos de dente;
  • Dispor a carne em uma forma, com o lado da gordura da picanha virado para baixo e colocar no forno pré-aquecido em temperatura alta;
  • Lavar bem as batatas e cortá-las ao meio, sem retirar a casca. Cozinhar em água fervente por cerca de 3 minutos e colocá-las, juntamente com as cebolas inteiras e com casca, na mesma forma em que a picanha está assando;
  • Servir quando a carne estiver no ponto.



Acompanhou arroz branco e salada verde que a Hana fez.

E para beber, tivemos um vinho Shiraz que eles trouxeram do Chile recentemente.


Boa comida, bom vinho, bons amigos... Tem receita melhor?

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sopa de Abóbora

Nosso primo Alexandre, meu afilhado, é formado em Gastronomia e, no dia do aniversário dele, nos brindou com esta delícia, feita com abóboras cultivadas lá na fazenda.


Ingredientes: 

Como a turma era relativamente grande, esta receita serve 12 porções de 250ml.

  • 40g de manteiga;
  • 1 cebola grande;
  • 1 alho poró médio;
  • 2 cenouras médias;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 kg de abóbora limpa (de preferência abóbora de pescoço);
  • 2,5 l de caldo de frango;
  • 200 ml de creme de leite (fresco, por favor);
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó ou 1 colher de sopa de gengibre sem casca picado;
  • ervas à escolha;
  • sal e pimenta a gosto.

Acompanhamentos:

Para a maçã verde:
  • 2 maçãs verdes;
  • 20 g de manteiga;
  • 30 g de açúcar mascavo.
Para os croûtons:
  • Meio pacote de pão de sanduíche;
  • Azeite de Oliva;
  • Sal.


Modo de Preparar:

  • Picar a cebola, o alho, o alho poró, as cenouras e o gengibre. Refogar na manteiga começando pelo alho, para que libere seu aroma, após, adicionar o resto dos aromáticos e as ervas.
  • Quando a cebola estiver quase cozida, adicionar a abóbora e o caldo de frango. Deixar cozinhar até que a abóbora esteja macia.
  • Processar tudo com a ajuda de um liquidificador e peneirar. Voltar para o fogo.
  • Corrigir o sal e pimenta, e adicionar noz moscada, se desejar. Pode ser ralado 100 g de queijo gorgonzola se preferir uma sopa mais forte.
  • Finalizar com o creme de leite fresco na hora de servir, para uma sopa mais aveludada.

Para a maçã verde:
  • Picar a maçã em cubos e refogar na manteiga e no açúcar até que cozinhem e caramelizem.
 Para os croûtons
  • Descascar os pães e cortar em cubos.
  • Temperar com azeite de oliva e sal, assar no forno até o ponto desejado.

Servir acompanhado de queijo parmesão ralado na hora e um bom vinho.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Torta de Damasco

Esta torta é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!


Minhas amigas chegam a pedir para a mãe fazer, de tanto que gostam.
Então, gurias, se puxem! A receita está aqui, disponível para quem quiser.

Ingredientes:

Para o creme:
  • 400g de margarina;
  • 350g de açúcar;
  • 4 gemas;
  • 2 caixas de creme-de-leite.
Para o creme de damascos:
  • 300g de damascos
  • 400ml de água;
  • 1 colher de sopa de açúcar.
Para a cobertura:
  • 300g de chocolate meio amargo;
  • 1 caixa de creme-de-leite;
  • nozes.
Para a montagem:
  • 1 pacote de bolacha maria.

Modo de Preparar:
  • Creme: bater a margarina, o açúcar e as gemas até formar um creme branco. Misturar o creme-de-leite e reservar.
  •  Creme de damascos: ferver os damascos com a água e o açúcar, até ficarem macios. Deixar esfriar, bater no liquidificador e reservar.
  •  Montagem: a primeira camada deve ser de creme branco, depois, fazer uma camada com bolacha; cobrir com creme de damasco; mais uma camada de bolacha e por cima colocar as nozes moídas; novamente colocar o creme de damasco, coberto pelo creme branco; salpicar com nozes.
  • Cobertura: derreter o chocolate em banho-maria e misturar ao creme-de-leite.
  •  Espalhar a cobertura de chocolate sobre a torta já montada, decorar com nozes, raspas de chocolate e damascos. Levar à geladeira por algumas horas antes de servir.


Tortinha boa! Doce, mas nem tanto, com aquelas frutinhas gostosas...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pacotinhos de Frango

Mais uma receita da lista das "pooodres" de fáceis de fazer, que fica boa uma barbaridade e impressiona pela beleza!



Eu fiz como acompanhamento do Pavê de Batatas com Espinafre.

Ingredientes:
  • 6 filés de peito de frango;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de suco de laranja;
  • 1 dente de alho picado;
  • 6 colheres de sopa de margarina light;
  • 1 alho-poró picado;
  • 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos;
  • 1 colher de tempero verde picado.

Modo de Preparar:
  • Pré-aquecer o forno a 180 graus;
  • Em uma vasilha,  temperar os filés de frango com o sal, o suco de laranja e o alho. Deixar marinando por pelo menos 30 minutos;
  • Em uma panelinha, aquecer a margarina até derreter, juntar o alho-poró e o tomate e aquecer por 1 minuto. Retirar do fogo e reservar;

  • Colocar um filé de frango no centro de cada quadrado de papel alumínio e regar com um pouco da marinada;
  • Espalhar a mistura de margarina sobre os filés e fechar o papel alumínio, formando pacotinhos;
  • Colocar os pacotinhos em uma assadeira e levar ao forno por 45 minutos;
  • Retirar do forno, abrir os pacotinhos, salpicar com tempero verde e servir.






 Genteee! Vocês não acreditam o sabor e o cheiro deste prato...

terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo Integralíssimo

Esta receita é da Betha, é superprática e rápida, totalmente feita no liquidificador.



Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo de canola
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de flocos de aveia (usei sabor banana com canela)
- 2 colheres de linhaça triturada
- 2 xícaras não muito cheias de açúcar mascavo
- 1 xícara de granola para enfeitar
- 1 colher de fermento químico em pó


Modo de preparo:

  • Bater no liquidificador primeiramente os líquidos (3 primeiros ingredientes) e depois ir adicionando e pulsando (ou batendo) os demais ingredientes, com exceção da granola, que deve ser reservada para colocar sobre a massa antes de ir ao forno.
  • Colocar em forma untada com óleo e farinha (neste caso pode ser a branca).
  • Assar em forno pré-aquecido baixo por 40 minutos (meu forno é tri potente, a temperatura mínima é de 200ºC).
Dicas:
  •  Pode ser batida uma banana caturra madura junto com os líquidos;
  •  Pode ser salpicada canela na massa e, se tiveres algum outro ingrediente interessante (castanha, nozes, uva passa, chocolate amargo) em casa, podes adicioná-lo também!