Sorry pelas fotos, tiradas no celular. Porque depois que sentei e me servi é que lembrei que a câmera não estava comigo; e eu não ia deixar a carne esfriando para ir buscá-la, né? ;)
Um dia nosso pai sugeriu que, a cada domingo, um de nós cozinhasse algo novo. As regras: 1) a mãe, Bea, não precisa cozinhar, é seu dia de folga; 2) não vale churrasco (muito fácil); 3) todos devem estar presentes para que o "evento" se realize. O desafio foi aceito na hora! O grupo é formado pelo pai, Celso, os filhos Mariana, Bethania e Felipe e pelo genro Vinícius. Este blog é para dividir com os amigos as nossas façanhas, algumas dicas e descobertas culinárias. Bom apetite!
domingo, 3 de março de 2013
Churras
As eleição municipal fora de época (não vou nem entrar no mérito da palhaçada) pelo menos serviu para reunir a família para um churras.
Sorry pelas fotos, tiradas no celular. Porque depois que sentei e me servi é que lembrei que a câmera não estava comigo; e eu não ia deixar a carne esfriando para ir buscá-la, né? ;)
Sorry pelas fotos, tiradas no celular. Porque depois que sentei e me servi é que lembrei que a câmera não estava comigo; e eu não ia deixar a carne esfriando para ir buscá-la, né? ;)
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Rigatoni de Cordeiro à Civet
Sempre com a tática de nos deixar morrendo de fome antes de servir, o Lipe fez esta massa maravilhosa baseada em um prato do chef Claude Troigros, apresentado no Que Marrravilha.
Ingredientes:
Marinada:
- 4 copos de vinagre de vinho tinto;
- 1 copo de vinho tinto;
- 4 dentes de alho picado;
- 1 cebola picada;
- Pimenta branca amassada;
- Sal;
- Louro, aipo picado e alecrim.
Paleta:
- 600g de rigatoni cozido al dente;
- 150g de bacon defumado em cubinhos;
- 8 cogumelos de Paris cortados em 4;
- 8 cebolas em pedaços;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 1 dente de alho picado;
- Pimenta verde;
- Salsa picada;
- Sal e pimenta.
Modo de
preparo:
- Coloque o cordeiro em uma forma e ponha o vinagre de vinho tinto, o alho, o aipo e a cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.
- Retire da geladeira, tempere com sal e pimenta, cubra novamente com o papel alumínio e leve ao forno baixo por 6 horas (de hora em hora, retire do forno e regue com um pouco de vinho tinto).
- Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em cubos e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.
- Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente.
- Coloque o caldo do molho que ficou na travessa da paleta no liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê.
- Desosse e desfie a paleta e coloque na panela junto com o bacon, a cebola e os cogumelos, mexendo bem.
- Em uma frigideira, ponha manteiga e jogue o rigatoni, que já estava cozido al dente.
- Depois, coloque também a massa na panela do molho, misturando. Para terminar, ponha o purê batido na panela, mexa um pouco e finalize com salsa picada e parmesão ralado.
Bom, bom, bom demais!
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Gratin de Filé de Peixe
E lá se foi mais um ano... um bom ano.
Esta foi a última receita da família, na ante-véspera do Natal, feita pela Bethania.
Um peixinho frito, em camadas alternadas com batata frita; nada light, mas riquíssimo em gostosura.
Ingredientes:
Para o molho:
Modo de Preparo:
E voilà! Bom apetite!
Opção de salada: brocólis. Para isto, cortar o brócolis em arvorezinhas, refogar em água fervente por alguns minutos e ao tirar do fogo dar um banho gelado (água com gelo).
Porção: 6 pessoas
Obs.: se sobrarem batatas fritas, servir à parte.
Esta foi a última receita da família, na ante-véspera do Natal, feita pela Bethania.
Um peixinho frito, em camadas alternadas com batata frita; nada light, mas riquíssimo em gostosura.
Ingredientes:
- 2 kg de filé de peixe (usei cação)
- cerca de 1,4 kg de batata branca (grande)
- 1 limão
- sal e pimenta a gosto
- óleo para fritar
Para o molho:
- 1 pote de creme de leite fresco (nata)
- 1 copo de requeijão
- sal e pimenta a gosto
- alcaparras
- 25 g de queijo ralado
Modo de Preparo:
- Temperar os filés de peixe com sal, pimenta e limão a gosto e fritá-los em óleo quente. Reservar.
- Cortar as batatas em fatias no sentido longitudinal, temperar com sal e fritar. Reservar.
- Em uma panela, colocar o creme de leite fresco, o requeijão, as alcaparras e temperar a gosto. Misturar. Quando estiver homogeneamente quente, desligar o fogo.
- Em uma forma refratária passar um pouco do molho no fundo e fazer unidades tipo sanduíche de peixe com batata. Ou seja, colocar um filé, passar molho, colocar uma fatia de batata, passar mais molho, e repetir a dose com mais um filé e mais uma fatia de batata.
- Enfeitar cada “sanduíche” com umas duas alcaparras e polvilhar com queijo ralado.
- Levar ao forno pré-aquecido (temperatura média) por alguns minutos, até que o molho do fundo da forma esteja borbulhando.
E voilà! Bom apetite!
Opção de salada: brocólis. Para isto, cortar o brócolis em arvorezinhas, refogar em água fervente por alguns minutos e ao tirar do fogo dar um banho gelado (água com gelo).
Porção: 6 pessoas
Obs.: se sobrarem batatas fritas, servir à parte.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Peixe Assado com Legumes
Receita do Vinícius, que anda explorando sua nova parrillera como ninguém!
Ingredientes:
(Porção para 2 pessoas)
Ingredientes:
(Porção para 2 pessoas)
- Uma tainha de aproximadamente 1.2kg;
- Sal (a gosto);
- Tomilho (a gosto);
- Uma cenoura pequena;
- Milho - duas colheres de sopa cheias;
- Ervilha (dê preferência às congeladas, pois ficam mais consistentes) – duas colheres de sopa cheias;
- Azeitona (a gosto) picada;
- Salsinha e cebolinha picadas (a gosto);
- 1 limão;
- Maionese (pode ser usado manteiga ou requeijão também).
Modo de
preparo dos legumes:
- Pique a cenoura, as azeitonas, a salsinha e a cebolinha e coloque em uma vasilha.
- Adicione a ervilha e o milho.
- Tempere com sal e limão a gosto (ou com o tempero a seu gosto).
- Reserve.
Modo de preparo
do Peixe:
- Limpe o peixe, retire a cabeça e abra-o ao meio (não precisa tirar as escamas);
- Coloque o peixe aberto, com a carne para baixo, em um papel alumínio e leve para a grelha;
- Deixe assar até que a carne esteja de tal forma que os espinhos e o espinhaço saiam sem dificuldade;
- Retire os espinho e o espinhaço do peixe;
- Tempere com sal e tomilho (ou qualquer outro tempero a seu gosto);
- Passe a maionese sobre o peixe;
- Cubra o peixe com os legumes picados, passe um pouco mais de maionese por cima dos legumes e leve de volta à grelha;
- Neste ponto, o peixe já estará quase assado, sendo assim, é o tempo de fazer um arroz branco para acompanhamento e servir.
Obs.: Na
misturinha dos legumes, você pode colocar o que bem quiser, como pimentão, brócolis,
couve-flor, palmito, vagem, etc...

terça-feira, 20 de novembro de 2012
Entrecot ao Vinho
Bah, pessoal!
Estou devendo esta postagem há tempo, mas as coisas andavam corridas por aqui...
Esta receita foi o pai que fez. Super simples, fácil de fazer mesmo, e muito gostosa.
Ingredientes:
Só de ver a foto já dá para perceber a maciez da carne, né?
Ficou muito saboroso. O gostinho do vinho deu um toque...
Estou devendo esta postagem há tempo, mas as coisas andavam corridas por aqui...
Esta receita foi o pai que fez. Super simples, fácil de fazer mesmo, e muito gostosa.
Ingredientes:
- 2kg de entrecot;
- 3 tabletes de caldo de carne;
- 1 copo e meio de vinho tinto seco;
- 200ml de creme-de-leite;
- sal e pimenta a gosto;
- 1 pacote de massa tipo penne.
- Temperar e selar a carne.
- Bater no liquidificador o vinho, o creme-de-leite e os tabletes de caldo de carne já dissolvidos em 1 copo de água quente;
- Adicionar esta mistura à panela onde está a carne já selada.
- Tampar e deixar cozinhar por cerca de 50 minutos em fogo baixo.
- Enaquanto isso, cozinhar a massa como de costume.
- Quando a carne estiver pronta, misturar o molho de vinho na massa e servir imediatamente.
- Para acompanhamento, a mãe fez uma salada "colorida".
Só de ver a foto já dá para perceber a maciez da carne, né?
Ficou muito saboroso. O gostinho do vinho deu um toque...
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Filé de Tilápia ao Forno
Esta receita que a Bethania fez veio da família da amiga Lú, com algumas pequenas adaptações.
Ingredientes:
- 2 kg de filé de tilápia
- 400g de maionese original
- 4 colheres de sopa de orégano
- Sal e pimenta do reino a gosto
Molho:
- 2 latas de molho de tomate em pedaços tradicional
- 2 pacotes de sopa de cebola
- 2 pacotes de champignon em pedaços
- 100 mL de água
Modo
de fazer:
- Retirar peles, ossinhos e cartilagens do peixe.
- Cortar em tiras de 2x4cm.
- Temperar com pouco sal (pois o molho que é salgado) e pimenta a gosto.
- Misturar o orégano com a maionese.
- Passar o peixe nesta mistura e colocar numa assadeira.
- Fazer duas camadas. Cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido, médio-baixo, por 40 min.
- Enquanto isto, numa panela, colocar o molho de tomate e a sopa de cebola dissolvida na água. Dar uma fervura rápida mexendo bem para não embolar. Desligar o fogo, adicionar o champignon e reservar.
- Passados os 40 minutos, tirar o peixe do forno: retirar o papel alumínio, espalhar o molho, da panela, sobre o peixe.
- Recolocar no forno por, aproximadamente, 20 min para que o molho seque um pouco.
Servir
acompanhado de arroz branco e salada mista.
Rendimento:
8 pessoas.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Janta na Gabi
Uma das minhas amigas mais antigas (fomos colegas desde o jardim de infância), a Gabi, casou mês passado com o Antônio e ontem nós fomos visitá-la em seu novo apê.
Depois do chima com bolinho, ela preparou um risoto de camarão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pra gente. Enquanto tomávamos uma cuia e outra, fofocamos muito e, para variar, não terminamos nenhum assunto... :) a Gabi foi para a cozinha, bem quietinha e ligeirinha. Olha só como ficou:
E as línguas ficaram ainda mais "venenosas" depois de uns golinhos... Mulherada reunida é um perigo! hahaha!
Bom demais esses encontrinhos com as amigas. Amo!
Depois do chima com bolinho, ela preparou um risoto de camarão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pra gente. Enquanto tomávamos uma cuia e outra, fofocamos muito e, para variar, não terminamos nenhum assunto... :) a Gabi foi para a cozinha, bem quietinha e ligeirinha. Olha só como ficou:
E as línguas ficaram ainda mais "venenosas" depois de uns golinhos... Mulherada reunida é um perigo! hahaha!
Bom demais esses encontrinhos com as amigas. Amo!
Assinar:
Postagens (Atom)



.jpg)
.jpg)
.jpg)












.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)