domingo, 3 de março de 2013

Churras

As eleição municipal fora de época (não vou nem entrar no mérito da palhaçada) pelo menos serviu para reunir a família para um churras.




Sorry pelas fotos, tiradas no celular. Porque depois que sentei e me servi é que lembrei que a câmera não estava comigo; e eu não ia deixar a carne esfriando para ir buscá-la, né? ;)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rigatoni de Cordeiro à Civet





Sempre com a tática de nos deixar morrendo de fome antes de servir, o Lipe fez esta massa maravilhosa baseada em um prato do chef Claude Troigros, apresentado no Que Marrravilha.

Ingredientes:

Marinada:
  • 4 copos de vinagre de vinho tinto;
  • 1 copo de vinho tinto;
  • 4 dentes de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • Pimenta branca amassada;
  • Sal;
  • Louro, aipo picado e alecrim.
Paleta:
  • 600g de rigatoni cozido al dente;
  • 150g de bacon defumado em cubinhos;
  • 8 cogumelos de Paris cortados em 4;
  • 8 cebolas em pedaços;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 dente de alho picado;
  • Pimenta verde;
  • Salsa picada;
  • Sal e pimenta.
Modo de preparo:
 
  • Coloque o cordeiro em uma forma e ponha o vinagre de vinho tinto, o alho, o aipo e a cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.


  • Retire da geladeira, tempere com sal e pimenta, cubra novamente com o papel alumínio e leve ao forno baixo por 6 horas (de hora em hora, retire do forno e regue com um pouco de vinho tinto). 

  • Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em cubos e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.


  •  Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente. 
  • Coloque o caldo do molho que ficou na travessa da paleta no liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê.
  • Desosse e desfie a paleta e coloque na panela junto com o bacon, a cebola e os cogumelos, mexendo bem.

  •  Em uma frigideira, ponha manteiga e jogue o rigatoni, que já estava cozido al dente.
  • Depois, coloque também a massa na panela do molho, misturando. Para terminar, ponha o purê batido na panela, mexa um pouco e finalize com salsa picada e parmesão ralado. 
  


Bom, bom, bom demais!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Gratin de Filé de Peixe

E lá se foi mais um ano... um bom ano.

Esta foi a última receita da família, na ante-véspera do Natal, feita pela Bethania.

Um peixinho frito, em camadas alternadas com batata frita; nada light, mas riquíssimo em gostosura.



Ingredientes:

  •  2 kg de filé de peixe (usei cação)
  •  cerca de 1,4 kg de batata branca (grande)
  •  1 limão
  •  sal e pimenta a gosto
  •  óleo para fritar

Para o molho: 

  •  1 pote de creme de leite fresco (nata)
  •  1 copo de requeijão
  •  sal e pimenta a gosto
  •  alcaparras
  •  25 g de queijo ralado


Modo de Preparo:
  • Temperar os filés de peixe com sal, pimenta e limão a gosto e fritá-los em óleo quente. Reservar.
 



  •  Cortar as batatas em fatias no sentido longitudinal, temperar com sal e fritar. Reservar.
 

  • Em uma panela, colocar o creme de leite fresco, o requeijão, as alcaparras e temperar a gosto. Misturar. Quando estiver homogeneamente quente, desligar o fogo.
  • Em uma forma refratária passar um pouco do molho no fundo e fazer unidades tipo sanduíche de peixe com batata. Ou seja, colocar um filé, passar molho, colocar uma fatia de batata, passar mais molho, e repetir a dose com mais um filé e mais uma fatia de batata.
 

  •  Enfeitar cada “sanduíche” com umas duas alcaparras e polvilhar com queijo ralado.
 
  • Levar ao forno pré-aquecido (temperatura média) por alguns minutos, até que o molho do fundo da forma esteja borbulhando.


E voilà! Bom apetite!


Opção de salada: brocólis. Para isto, cortar o brócolis em arvorezinhas, refogar em água fervente por alguns minutos e ao tirar do fogo dar um banho gelado (água com gelo).

Porção: 6 pessoas

Obs.: se sobrarem batatas fritas, servir à parte.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Peixe Assado com Legumes




Receita do Vinícius, que anda explorando sua nova parrillera como ninguém!

Ingredientes:
(Porção para 2 pessoas)
  1. Uma tainha de aproximadamente 1.2kg;
  2. Sal (a gosto);
  3. Tomilho (a gosto);
  4. Uma cenoura pequena;
  5. Milho - duas colheres de sopa cheias;
  6. Ervilha (dê preferência às congeladas, pois ficam mais consistentes) – duas colheres de sopa cheias;
  7. Azeitona (a gosto) picada;
  8. Salsinha e cebolinha picadas (a gosto);
  9. 1 limão;
  10. Maionese (pode ser usado manteiga ou requeijão também).

Modo de preparo dos legumes:

  1. Pique a cenoura, as azeitonas, a salsinha e a cebolinha e coloque em uma vasilha.
  2.  Adicione a ervilha e o milho.
  3. Tempere com sal e limão a gosto (ou com o tempero a seu gosto).
  4.  Reserve.

Modo de preparo do Peixe:
  • Limpe o peixe, retire a cabeça e abra-o ao meio (não precisa tirar as escamas);


  • Coloque o peixe aberto, com a carne para baixo, em um papel alumínio e leve para a grelha;



  • Deixe assar até que a carne esteja de tal forma que os espinhos e o espinhaço saiam sem dificuldade;
  • Retire os espinho e o espinhaço do peixe;


  • Tempere com sal e tomilho (ou qualquer outro tempero a seu gosto);


  • Passe a maionese sobre o peixe;


  • Cubra o peixe com os legumes picados, passe um pouco mais de maionese por cima dos legumes e leve de volta à grelha;




  • Neste ponto, o peixe já estará quase assado, sendo assim, é o tempo de fazer um arroz branco para acompanhamento e servir.




Obs.: Na misturinha dos legumes, você pode colocar o que bem quiser, como pimentão, brócolis, couve-flor, palmito, vagem, etc...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entrecot ao Vinho

Bah, pessoal!

Estou devendo esta postagem há tempo, mas as coisas andavam corridas por aqui...

Esta receita foi o pai que fez. Super simples, fácil de fazer mesmo, e muito gostosa.


Ingredientes:

  • 2kg de entrecot;
  • 3 tabletes de caldo de carne;
  • 1 copo e meio de vinho tinto seco;
  • 200ml de creme-de-leite;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 1 pacote de massa tipo penne. 
Modo de Preparo:
  • Temperar e selar a carne.


  • Bater no liquidificador o vinho, o creme-de-leite e os tabletes de caldo de carne já dissolvidos em 1 copo de água quente;
  • Adicionar esta mistura à panela onde está a carne já selada.


  • Tampar e deixar cozinhar por cerca de 50 minutos em fogo baixo.
  • Enaquanto isso, cozinhar a massa como de costume.
  • Quando a carne estiver pronta, misturar o molho de vinho na massa e servir imediatamente.
  • Para acompanhamento, a mãe fez uma salada "colorida".





Só de ver a foto já dá para perceber a maciez da carne, né?
Ficou muito saboroso. O gostinho do vinho deu um toque...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filé de Tilápia ao Forno

Esta receita que a Bethania fez veio da família da amiga Lú, com algumas pequenas adaptações.


Ingredientes:
 
  • 2 kg de filé de tilápia
  • 400g de maionese original
  • 4 colheres de sopa de orégano
  • Sal e pimenta do reino a gosto
 
Molho:
  • 2 latas de molho de tomate em pedaços tradicional
  • 2 pacotes de sopa de cebola
  • 2 pacotes de champignon em pedaços
  • 100 mL de água
 
Modo de fazer:

  • Retirar peles, ossinhos e cartilagens do peixe.
  • Cortar em tiras de 2x4cm.
  • Temperar com pouco sal (pois o molho que é salgado) e pimenta a gosto.
  • Misturar o orégano com a maionese. 


  • Passar o peixe nesta mistura e colocar numa assadeira. 


  • Fazer duas camadas. Cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido, médio-baixo, por 40 min.
  • Enquanto isto, numa panela, colocar o molho de tomate e a sopa de cebola dissolvida na água. Dar uma fervura rápida mexendo bem para não embolar. Desligar o fogo, adicionar o champignon e reservar.
  • Passados os 40 minutos, tirar o peixe do forno: retirar o papel alumínio, espalhar o molho, da panela, sobre o peixe.


  •  Recolocar no forno por, aproximadamente, 20 min para que o molho seque um pouco.
 
Servir acompanhado de arroz branco e salada mista.

 
Rendimento: 8 pessoas.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Janta na Gabi

Uma das minhas amigas mais antigas (fomos colegas desde o jardim de infância), a Gabi, casou mês passado com o Antônio e ontem nós fomos visitá-la em seu novo apê.

Depois do chima com bolinho, ela preparou um risoto de camarão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pra gente. Enquanto tomávamos uma cuia e outra, fofocamos muito e, para variar, não terminamos nenhum assunto... :) a Gabi foi para a cozinha, bem quietinha e ligeirinha. Olha só como ficou:





 E as línguas ficaram ainda mais "venenosas" depois de uns golinhos... Mulherada reunida é um perigo! hahaha!




 Bom demais esses encontrinhos com as amigas. Amo!