quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rigatoni de Cordeiro à Civet





Sempre com a tática de nos deixar morrendo de fome antes de servir, o Lipe fez esta massa maravilhosa baseada em um prato do chef Claude Troigros, apresentado no Que Marrravilha.

Ingredientes:

Marinada:
  • 4 copos de vinagre de vinho tinto;
  • 1 copo de vinho tinto;
  • 4 dentes de alho picado;
  • 1 cebola picada;
  • Pimenta branca amassada;
  • Sal;
  • Louro, aipo picado e alecrim.
Paleta:
  • 600g de rigatoni cozido al dente;
  • 150g de bacon defumado em cubinhos;
  • 8 cogumelos de Paris cortados em 4;
  • 8 cebolas em pedaços;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 dente de alho picado;
  • Pimenta verde;
  • Salsa picada;
  • Sal e pimenta.
Modo de preparo:
 
  • Coloque o cordeiro em uma forma e ponha o vinagre de vinho tinto, o alho, o aipo e a cebola picados. Ponha um pouco de azeite, pimenta do reino branca amassada e algumas ervas (louro, alecrim). Cubra com papel alumínio e deixe por 12 horas na geladeira.


  • Retire da geladeira, tempere com sal e pimenta, cubra novamente com o papel alumínio e leve ao forno baixo por 6 horas (de hora em hora, retire do forno e regue com um pouco de vinho tinto). 

  • Em uma frigideira quente, coloque o bacon cortado em cubos e deixe corar. Ponha cebola e cogumelos cortados e deixe suar. Tempere com sal e pimenta do reino e separe.


  •  Seis horas depois, retire o cordeiro do forno e passe para outro recipiente. 
  • Coloque o caldo do molho que ficou na travessa da paleta no liquidificador com bastante manteiga e bata até formar um purê.
  • Desosse e desfie a paleta e coloque na panela junto com o bacon, a cebola e os cogumelos, mexendo bem.

  •  Em uma frigideira, ponha manteiga e jogue o rigatoni, que já estava cozido al dente.
  • Depois, coloque também a massa na panela do molho, misturando. Para terminar, ponha o purê batido na panela, mexa um pouco e finalize com salsa picada e parmesão ralado. 
  


Bom, bom, bom demais!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Gratin de Filé de Peixe

E lá se foi mais um ano... um bom ano.

Esta foi a última receita da família, na ante-véspera do Natal, feita pela Bethania.

Um peixinho frito, em camadas alternadas com batata frita; nada light, mas riquíssimo em gostosura.



Ingredientes:

  •  2 kg de filé de peixe (usei cação)
  •  cerca de 1,4 kg de batata branca (grande)
  •  1 limão
  •  sal e pimenta a gosto
  •  óleo para fritar

Para o molho: 

  •  1 pote de creme de leite fresco (nata)
  •  1 copo de requeijão
  •  sal e pimenta a gosto
  •  alcaparras
  •  25 g de queijo ralado


Modo de Preparo:
  • Temperar os filés de peixe com sal, pimenta e limão a gosto e fritá-los em óleo quente. Reservar.
 



  •  Cortar as batatas em fatias no sentido longitudinal, temperar com sal e fritar. Reservar.
 

  • Em uma panela, colocar o creme de leite fresco, o requeijão, as alcaparras e temperar a gosto. Misturar. Quando estiver homogeneamente quente, desligar o fogo.
  • Em uma forma refratária passar um pouco do molho no fundo e fazer unidades tipo sanduíche de peixe com batata. Ou seja, colocar um filé, passar molho, colocar uma fatia de batata, passar mais molho, e repetir a dose com mais um filé e mais uma fatia de batata.
 

  •  Enfeitar cada “sanduíche” com umas duas alcaparras e polvilhar com queijo ralado.
 
  • Levar ao forno pré-aquecido (temperatura média) por alguns minutos, até que o molho do fundo da forma esteja borbulhando.


E voilà! Bom apetite!


Opção de salada: brocólis. Para isto, cortar o brócolis em arvorezinhas, refogar em água fervente por alguns minutos e ao tirar do fogo dar um banho gelado (água com gelo).

Porção: 6 pessoas

Obs.: se sobrarem batatas fritas, servir à parte.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Peixe Assado com Legumes




Receita do Vinícius, que anda explorando sua nova parrillera como ninguém!

Ingredientes:
(Porção para 2 pessoas)
  1. Uma tainha de aproximadamente 1.2kg;
  2. Sal (a gosto);
  3. Tomilho (a gosto);
  4. Uma cenoura pequena;
  5. Milho - duas colheres de sopa cheias;
  6. Ervilha (dê preferência às congeladas, pois ficam mais consistentes) – duas colheres de sopa cheias;
  7. Azeitona (a gosto) picada;
  8. Salsinha e cebolinha picadas (a gosto);
  9. 1 limão;
  10. Maionese (pode ser usado manteiga ou requeijão também).

Modo de preparo dos legumes:

  1. Pique a cenoura, as azeitonas, a salsinha e a cebolinha e coloque em uma vasilha.
  2.  Adicione a ervilha e o milho.
  3. Tempere com sal e limão a gosto (ou com o tempero a seu gosto).
  4.  Reserve.

Modo de preparo do Peixe:
  • Limpe o peixe, retire a cabeça e abra-o ao meio (não precisa tirar as escamas);


  • Coloque o peixe aberto, com a carne para baixo, em um papel alumínio e leve para a grelha;



  • Deixe assar até que a carne esteja de tal forma que os espinhos e o espinhaço saiam sem dificuldade;
  • Retire os espinho e o espinhaço do peixe;


  • Tempere com sal e tomilho (ou qualquer outro tempero a seu gosto);


  • Passe a maionese sobre o peixe;


  • Cubra o peixe com os legumes picados, passe um pouco mais de maionese por cima dos legumes e leve de volta à grelha;




  • Neste ponto, o peixe já estará quase assado, sendo assim, é o tempo de fazer um arroz branco para acompanhamento e servir.




Obs.: Na misturinha dos legumes, você pode colocar o que bem quiser, como pimentão, brócolis, couve-flor, palmito, vagem, etc...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entrecot ao Vinho

Bah, pessoal!

Estou devendo esta postagem há tempo, mas as coisas andavam corridas por aqui...

Esta receita foi o pai que fez. Super simples, fácil de fazer mesmo, e muito gostosa.


Ingredientes:

  • 2kg de entrecot;
  • 3 tabletes de caldo de carne;
  • 1 copo e meio de vinho tinto seco;
  • 200ml de creme-de-leite;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 1 pacote de massa tipo penne. 
Modo de Preparo:
  • Temperar e selar a carne.


  • Bater no liquidificador o vinho, o creme-de-leite e os tabletes de caldo de carne já dissolvidos em 1 copo de água quente;
  • Adicionar esta mistura à panela onde está a carne já selada.


  • Tampar e deixar cozinhar por cerca de 50 minutos em fogo baixo.
  • Enaquanto isso, cozinhar a massa como de costume.
  • Quando a carne estiver pronta, misturar o molho de vinho na massa e servir imediatamente.
  • Para acompanhamento, a mãe fez uma salada "colorida".





Só de ver a foto já dá para perceber a maciez da carne, né?
Ficou muito saboroso. O gostinho do vinho deu um toque...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filé de Tilápia ao Forno

Esta receita que a Bethania fez veio da família da amiga Lú, com algumas pequenas adaptações.


Ingredientes:
 
  • 2 kg de filé de tilápia
  • 400g de maionese original
  • 4 colheres de sopa de orégano
  • Sal e pimenta do reino a gosto
 
Molho:
  • 2 latas de molho de tomate em pedaços tradicional
  • 2 pacotes de sopa de cebola
  • 2 pacotes de champignon em pedaços
  • 100 mL de água
 
Modo de fazer:

  • Retirar peles, ossinhos e cartilagens do peixe.
  • Cortar em tiras de 2x4cm.
  • Temperar com pouco sal (pois o molho que é salgado) e pimenta a gosto.
  • Misturar o orégano com a maionese. 


  • Passar o peixe nesta mistura e colocar numa assadeira. 


  • Fazer duas camadas. Cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido, médio-baixo, por 40 min.
  • Enquanto isto, numa panela, colocar o molho de tomate e a sopa de cebola dissolvida na água. Dar uma fervura rápida mexendo bem para não embolar. Desligar o fogo, adicionar o champignon e reservar.
  • Passados os 40 minutos, tirar o peixe do forno: retirar o papel alumínio, espalhar o molho, da panela, sobre o peixe.


  •  Recolocar no forno por, aproximadamente, 20 min para que o molho seque um pouco.
 
Servir acompanhado de arroz branco e salada mista.

 
Rendimento: 8 pessoas.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Janta na Gabi

Uma das minhas amigas mais antigas (fomos colegas desde o jardim de infância), a Gabi, casou mês passado com o Antônio e ontem nós fomos visitá-la em seu novo apê.

Depois do chima com bolinho, ela preparou um risoto de camarão m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o pra gente. Enquanto tomávamos uma cuia e outra, fofocamos muito e, para variar, não terminamos nenhum assunto... :) a Gabi foi para a cozinha, bem quietinha e ligeirinha. Olha só como ficou:





 E as línguas ficaram ainda mais "venenosas" depois de uns golinhos... Mulherada reunida é um perigo! hahaha!




 Bom demais esses encontrinhos com as amigas. Amo!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Restaurante Colina Verde - 80 anos Vó Toninha

Neste domingo, a Vó Toninha completou 80 anos (ou 82, quem sabe ao certo?)!

Fomos comemorar em Nova Petrópolis, no Restaurante Colina Verde, com toda a família.

O restaurante funciona há mais de 30 anos e é comandado pela família Schwantes, que prepara um verdadeiro banquete, que mescla receitas das cozinhas alemã, italiana e gaúcha. 

Os funcionários, vestidos em trajes típicos servem:

Entradas: pãezinhos caseiros, salada de batatas, salada mista, sopa de capelletti.

Pratos Principais:  bolinhos de aipim, lombinhos de porco à milanesa, knodel (nhoque recheado com linguiça, queijo e bacon),   frango ao forno com maçãs doces, massa caseira, molho com moela de frango, matambre enrolado, almôndegas ao forno,  eisbein (joelho de porco),    chucrute, salsicha bock, kassler (lombo de porco defumado), repolho roxo cozido, purê de batatas, arroz, panquecas de maçã.

Sobremesas: buffet variado e apfelstrudel com nata batida ou sorvete de creme.


O local é bem pitoresco, vale a pena o passeio, e a comida é sensacional, praticamente impossível provar de tudo o que é servido. 

Vá com fome!