quarta-feira, 19 de março de 2014

Batata Recheada com Queijo Brie e Presunto de Parma



O pai viu a receita destas batatas recheadas na tv e adaptou a seu modo.
Fez tanto sucesso que já foi repetida em mais de uma ocasião.
Como a família é bem carnívora, claro que teve uma carninha como acompanhamento. ;)

Ingredientes:
  • 6 batatas grandes (1 para cada pessoa);
  • 6 fatias de presunto de parma;
  • 200g de queijo brie;
  • 1,5kg de entrecot;
  • 2 latas de cerveja preta;
  • 1 pacote de sopa de cebola;
  • 1 tablete de caldo de carne;
  • sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo:

Batatas Recheadas:
  • Pré-cozinhar as batatas com casca em água fervente por cerca de 3 minutos. Escorrer e passar em água fria para cessar o cozimento e esfriar um pouco;
  •  Com a ajuda de uma colher, abrir um buraquinho na casca da batata e retirar um pouco do seu miolo.
  • Fazer um pacotinho de papel alumínio em volta de cada batata;

  •  Forrar cada batata com 1 fatia de presunto de parma;


  • Em uma panela, derreter o queijo brie (sem casca). Depois de derretido, colocar o queijo dentro das batatas;


  • Colocar todas as batatas já recheadas em uma assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Carne com Molho:
  • Cortar o entrecot em bifes e temperar com sal e pimenta. Fritar e reservar.
  • Em uma panela, misturar a cerveja, a sopa em pó e o caldo de carne. Mexer bem (para não empelotar) e deixar reduzir até ficar um molho espesso.
  • Adicionar os bifes ao molho.



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pastel de Belém



Sobremesa do Felipe para seu almoço de inspiração portuguesa.

Ingredientes:

  • 18 gemas (!)
  • 18 colheres de sopa de açúcar (!)
  • 1 litro de creme-de-leite fresco de garrafa (!)

Esta é a receita original, que dá para fazer muiiitos pasteizinhos. O Felipe reduziu bastante, o suficiente para fazer pastéis para as formiguinhas da casa.
Modo Preparo:
  • Em uma panela, misturar as gemas, o açúcar e o creme-de-leite.
  • Cozinhar mexendo sempre, até engrossar.
 
  • Colocar na geladeira para esfriar.
  • Abrir a massa folhada (comprada pronta mesmo, pois é praticamente impossível fazê-la), colocar o recheio e fechar.
  • Em uma assadeira untada e enfarinhada, dispor os pastéizinhos e assar por cerca de 15 minutos (ou até que fiquem dourados, tudo vai depender do forno).
 

  • Polvilhar açúcar e canela antes de servir.

 

Bife com Alcaparras, Cogumelos e Natas

Receita com inspiração portuguesa.

O Felipe nos fez de cobaias desta vez, pois participa de uma Confraria Gourmet com os amigos e esta é a próxima receita que ele deve preparar por lá.

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

  • 2 bifes de entrecot (uns 200g cada)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal a gosto
  • 100ml de água ardente
Para o molho:
  • 200ml de nata (creme-de-leite fresco)
  • 100ml de molho de carne
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de alcaparras
Para o acompanhamento:
  • 200g de cogumelos japoneses
 

Modo de Preparo:
  • Lavar bem os cogumelos e saltear na manteiga.
  • Aquecer a manteiga em uma frigideira e fritar os bifes. Deixar dourar bem de um lado, virar e só então temperar com sal.
 
 
  • Adicionar a água ardente e flambar.
  • Reserve.
  • Na mesma frigideira, junte o restante da manteiga, a nata, o molho de carne e as alcaparras. Deixar ferver até engrossar um pouco.
  • Cubrir os bifes com o molho.
  • Servir acompanhado pelos cogumelos.

Ainda bem que a experiência deu certo!

 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Carne Espiritual


 Esta receitinha maravilha a nossa amiga Ana Paula serviu no jantar do seu aniversário.

Sabe aquele tipo de comidinha intimista, que te convida a ficar à mesa jogando papo fora? Pois é! Foi uma noite bem legal com a companhia das amigas.

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas fatiadas bem fininhas
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cenouras grandes raladas
  • 800g de carne cozida e desfiada (pode ser a carne da tua preferência)
  • 1 pimenta malagueta picadinha (opcional)
  • cheiro verde picado a gosto
  • 3 pães franceses batidos no liquidificador com 1 litro de leite
  • sal a gosto
Para o molho branco:
  • 60g de manteiga
  • 60g de farinha de trigo
  • 300ml de leite
  • 200ml de creme de leite fresco
  • sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto
Para polvilhar
  • 100g de farinha de rosca
  • 100g de parmesão ralado
  • 50g de manteiga gelada em cubinhos
 Modo de Preparo:
  • Numa panela, derreta a manteiga e doure a cebola fatiada bem fininha e os dentes de alho picados. 
  • Adicione a cenoura ralada, a carne cozida e desfiada, a pimenta malagueta picadinha, cheiro verde picado a gosto, os pães franceses batidos no liquidificador com leite e sal a gosto e cozinhe por apenas 5 minutos.
  • Transfira a mistura para um refratário untado e enfarinhado com farinha de rosca. Reserve.
  • Dica: esta preparação pode ser feita com carne moída, frango cozido e desfiado, lingüiça fresca e peixe.
  • Molho branco: Derreta manteiga numa panela e acrescente de farinha de trigo e mexa por cerca de 2 minutos em fogo alto (tendo o cuidado para não escurecer). Adicione o leite e o creme de leite fresco e deixe engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto formando um molho branco. Coloque este molho por cima da carne no refratário (reservada acima).
  • Farofa para polvilhar: Numa tigela coloque a farinha de rosca, o parmesão ralado e a manteiga gelada em cubinhos e misture com as pontas do dedo até obter uma farofa úmida.
  • Polvilhe esta farofa por cima do molho branco e leve ao forno alto pré-aquecido a 200 graus por cerca de 25 minutos. 


  • Sirva com arroz e salada.

 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Filé de Peixe ao Molho de Nata com Espinafre



Diz a Bethania que esta foi a primeira receita 100% inventada por ela.
E, diga-se de passagem, 100% aprovada por nós "degustadores". :)

Ingredientes (6 pessoas):

  • 2 kg de filé de cação
  • 1/2 maço de espinafre
  • 1 pé pequeno de brócolis
  • 2 potes de nata (creme de leite fresco) de 300 g cada
  • 1 copo de requeijão de 200 g
  • 1 dente de alho
  • 1 limão
  • Sal a gosto
  • Azeite de oliva
Modo de Preparo:
  • Limpar os filés e temperar dos dois lados com sal a gosto e limão.
 
  •  Em um refratário grande, untado com azeite de oliva, forrar o fundo com filé de peixe. Pincelar com azeite de oliva e colocar outra camada de filé. Fazer isso sucessivamente com todo o peixe. Levar ao forno pré-aquecido e assar a 200ºC por 30 minutos. 
 
  •  Enquanto isso, branquear o brócolis em água fervente por 3 minutos, seguido de banho em água gelada. Este brócolis será usado para enfeitar o peixe. 
 
  •  Triturar finamente o espinafre em processador de alimentos ou liquidificador e reservar. 
 

  •  Em uma panela quente, fritar o alho em azeite de oliva e adicionar o espinafre finamente triturado. Pode-se acrescentar um pouco de água para cozinhar de leve. Quando a água evaporar, baixar bem o fogo e misturar a nata e o requeijão. Temperar com sal a gosto. 
  • Tirar o peixe assado do forno e adicionar o creme de espinafre. Enfeitar com o brócolis, banhar novamente com o creme e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno, dessa vez em temperatura mais quente para gratinar por uns 10 a 15 minutos.  

  • Servir com arroz. Este está amarelo pois foi adicionado de uma colher de chá de açafrão da terra em pó (para 3 xícaras de arroz) no início do seu cozimento.



A sobremesa foi Torta de Bolacha da mãe.


Achei uma graça o descanso de colher, presente vindo de Portugal.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Homens na Cozinha

 

"Homens na Cozinha" é um evento beneficente promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, onde os homens da cidade literalmente assumem a cozinha. A renda do evento é totalmente revertida para a LIGA.

Funciona assim: cada dupla masculina prepara um prato, cada convidado reserva antecipadamente o prato de sua escolha e, no final, pode-se pegar uma provinha de mais algum prato que interessar.

Já está em sua 19ª edição e a cada ano os chefs parecem se superar nas delícias preparadas.

Este ano, escolhi o Camarão Thai no Pacote com Arroz de Jasmim, da dupla Luís Alexandre e Daniel.
Tava bom uma barbaridade!
O ponto do camarão? Indescritível...!
E a beleza da decoração da ilha de preparo deles? De um esmero sem tamanho.

Coma com os olhos:


 
Camarão Thai no Pacote com Arroz de Jasmim

 
Pacotinhos de Camarão Thai
Paella 
Crepe de Bacalhau
Filé Trançado com Molho de Mostarda e Tomate Recheado
Salmão ao Molho "Encrenca"
Bacalhau à Moda do Chef
Filé com Molho de Gorgonzola

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Farfalle com Bacon e Fraldinha




Esta o Vinícius fez no mês de abril, mas tive que insistir muito para ele me passar a receita... Hahahaha! Acontece... mesmo nas melhores famílias.

Ingredientes:

Farfalle:
  • Farfalle - 120g
  • Azeite  - 20ml
  • Bacon - 120g
  • Cebola - 40g
  • Vodka  - 50ml
  • Creme de leite 250ml
  • Raspas de limão (a gosto)
  • Suco de limão (a gosto)
  • Ciboulette (a gosto)

Fraldinha:
  • Fraldinha - 1kg
  • Sal e pimenta (a gosto)


Modo de Preparo:

Farfalle:
  • Fritar o bacon;
  • Adicionar a cebola e as raspas de limão;

  • Flambar com a vodka;
  •  Colocar o suco de um limão e o creme de leite. Deixar reduzir o molho.
  • Acrescentar a ciboulette no molho.
  • Acrescentar a massa farfalle pré-cozida e deixar o molho incorporar na massa.


Fraldinha: 
  • Temperar a peça de fraldinha com sal e pimenta do reino;
  • Selar a peça de fraldinha em uma frigideira;
  • Levar a peça ao forno pré-aquecido por 30 minutos;
  • Fatiar e servir.