domingo, 27 de novembro de 2011

Churrasco

Dia de churrasco na fazenda!

Como estava muito ventoso, o Luiz fez o fogo e assou a carne na churrasqueira de dentro.

A carne de ovelha Texel e todos os acompanhamentos foram produzidos na fazenda, tudo caseiro e com sabor pra lá de especial.

Fogo com lenha.



Linguiça mista (carne bovina e suína).
Paleta.
Costela ou "gaitinha de boca".
Aplausos merecidos ao assador!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Doceria Arispe

Na sexta passada, comemoramos o aniversário de duas amigas muito queridas, a Roqui e a Poli.

Encontro de bons e velhos amigos. Boa comida, espumante, muitas e muitas conversas e risos.

Os docinhos maravilhosos da festa foram feitos pela mãe da Roqui, a tia Rita, e suas irmãs, Eva e Tetê.
As três se reuniram para fazer os doces da festinha de 1 ano do Vince, filho da Roqui, e o resultado foi tão lindo e gostoso, que acabou nascendo a Doceria Arispe (nome de família das doceiras).

Cupcakes com recheio de morango
Negrinho de pistache
Branquinho de limão siciliano

"Bicho-de-pé"
O nome é horrível, mas o doce compensa. hehehe!

Contato: doceriaarispe@gmail.com
(51) 9360-3883 ou (51) 3595-2296

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aniversário do Henrique

Ontem a família dispersou, então não aconteceu nada de especial na nossa cozinha; mas em compensação, à tarde foi a festinha de aniversário de 2 anos do Henrique, filho de uma das minhas amigas de infância, a Ana Paula.

Comida de festa infantil é tudo de bom, né?

Sem falar que ver a criançada em atividade é muito divertido! Dei boas gargalhadas!


Show da Turma do Mickey

Docinhos de Physalis

Bolo
Desculpem as fotos (péssimas), pois tirei com o celular. A amadora aqui esqueceu de levar a câmera junto...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pudim de Leite

Outro dia a mãe fez Pudim de Leite para sobremesa do Vazio com molho de cogumelos shitake, mas acabei não colocando a receita aqui no blog, porque ela demorou um pouquinho para me passar.

Mas, como diz o ditado: "antes tarde do que nunca".




Ingredientes:
  • 6 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • a mesma quantia (usar a lata de leite condensado como medida) de leite;
  • 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:
  • Separar as gemas das claras;
  • Bater as claras em neve e reservar;
  • Em uma tigela, bater as gemas e, depois, acrescentar o leite condensado. Bater;
  • Adicionar o leite e misturar bem;
  • Acrescentar as claras em neve à mistura, incorporando delicadamente;
  • Em uma forma, caramelizar o açúcar;  
  • Colocar o creme sobre o caramelo;
  • Levar ao fogo, em banho-maria, por 40 minutos.

Pudim de leite com doce de leite. Hmmmmmmmmm!

Deixar esfriar e manter na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teppan Yaki de Peixe

Domingo de muito sol e abafado!

Foi dia da Betha fazer uma receita bem simples da cozinha oriental, em homenagem ao marido.
Ficou ótimo e foi perfeito para o dia de ontem.

Ingredientes:
  • 4 cenouras;
  • 1 pé de brócolis;
  • 1 pé de repolho;
  • 2 kg de filé de merluza;
  • 3 batatas grandes;
  • molho Teriyaki:
    • 1/4 de xícara de molho shoyu;
    • 3 colheres de chá de açúcar;
    • 1/4 de xícara de saquê suave (mirin);
    • 1 colher de chá de gengibre ralado.
Modo de Preparo:
  • Cortar os legumes em pedaços e cozinhar em água fervente, um de cada vez, para que seja possível verificar o ponto de cozimento certo de cada um. Deixá-los al dente. Escorrer;

Refogando o repolho.

  • Saltear os legumes (em uma panela, colocar um fio de azeite de oliva, colocar os legumes e uma pitada de sal, mexer uns minutinhos) e reservar;
  • Lavar as batatas, com casca, com uma buchinha;
  • Cortar as batatas no sentido transversal e, depois, na sua largura;
  • Ajeitar os pedaços de batata em uma forma, com as cascas voltadas para baixo;
  • Temperar com sal e orégano e regar bem com azeite de oliva. Assar em forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 45 minutos;
  • Temperar e assar os filés de peixe no forno, em fogo médio, até que estejam devidamente cozidos;
  • Quando todos os itens estiverem prontos, montar o TEPPAN YAKI e servir. O ideal é montar em uma chapa com rechaud, para manter aquecido durante toda a refeição;



  • Importante: na hora de montar, os filés ficam por baixo, os legumes acima dos filés e as batatas ao lado;
  • Quanto ao molho Teriyaki, cada um "rega" o seu prato como preferir.

Delícia!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vazio com Molho de Cogumelos Shitake

Ontem foi o meu dia de cozinhar!

Todas as receitas são do site do Serviço de Informação da Carne.

Vazio com Molho de Cogumelos Shitake:

Ingredientes:

Carne:
  • 1,2 kg de vazio (fraldinha) já aparado;
  • sal e pimenta do reino a gosto.
Molho:
  • 1/2 xícara de cebola picada;
  • 1 dente de alho esmagado;
  • 2 xícaras de cogumelos shitake picados (aproximadamente 250g);
  • 1 xícara de caldo de carne 0% de gordura;
  • 1/3 de xícara de vinho branco seco;
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada.
Modo de Preparo:  
  • Pré-aquecer o forno;
  • Temperar a carne com o sal e a pimenta, por igual, em ambos os lados; levar ao forno, em um refratário untado e coberto por papel alumínio, por cerca de 40 minutos;
  • Para preparar o molho: 
    • Em uma panela ou frigideira grande, levemente pincelada com azeite, refogar  a cebola e o alho;
    • Adicionar os cogumelos e refogar por cerca de 4 minutos;
    • Adicionar o caldo, o vinho e o vinagre. Deixar ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar até reduzir a 1 xícara e 1/4 (cerca de 6 minutos);
    • Juntar a cebolinha e refogar por mais 1 minuto.
  • Fatiar a peça de carne e servir com o molho.


Para acompanhar o prato principal:


Salada de Abobrinha Italiana, Tomates e Vinagrete de Manjericão:

Ingredientes:
  • 1 abobrinha grande, cortada em meio círculo com 1cm de espessura;
  • 1 abobrinha amarela grande, cortada em cubos;
  • 2 colheres de chá de mostarde Dijon;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde bem picada;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado;
  • sal a gosto;
  • 1 tomate grande em cubos;
  • pimenta do reino.
Modo de Preparo:
  • Colocar 2 dedos de água em uma panela e colocar um cesto em banho-maria e deixar ferver;
  • Cozinhar as abobrinhas a vapor por cerca de 3 minutos ou até que suas cores fiquem acentuadas;
  • Retirar a cestinha e passar em água fria, para cessar o cozimento. Reservar;
  • Em uma tijela, misturar a mostarda, o vinagre e o suco de limão. Adicionar a cebolinha e bater devagar com o azeite de oliva e o manjericão. Temperar com sal e pimenta a gosto;
  • Envolver as abobrinhas no vinagrete, com os tomates cortados em cubos;
  • Servir gelado ou à temperatura ambiente.





Purê de Inverno:

Ingredientes:

  • 1 kg de hortaliças de inverno (aipo-rábano, mandioquinha e batatas);
  • 1/2 xícara de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo:
  • Descascar e cortar as hortaliças em cubos de 5cm;
  • Colocá-las em água salgada fria.
  • Cozinhar em fervura lenta por 25 a 40 minutos, até que o garfo possa ser introduzido sem resistência (o aipo-rábano leva um pouco mais de tempo para cozinhar; assim, corte-o em pedaços menores);
  • Escorrer e amassar bem;
  • Voltar ao fogo;
  • Adicionar o leite, a manteiga, o sal e a pimenta.

Prato Feito
     
  De sobremesa, a mãe fez um Pudim de Leite, que servimos com doce de leite Conaprole.






E para beber, o meu refri predileto no mundo: Pomelo Paso de Los Toros.

O pomelo é uma fruta cítrica, tipo uma mistura de laranja com limão. No Uruguay, é um refrigerante típico, como o nosso Guaraná. Adoro! É meio amarguinho e, de fato, arrolla la sed!

É do tipo "ame ou odeie". Lá em casa, só o Lipe e eu curtimos, o resto do pessoal só toma se não tiver outra opção.

Outro dia o Lipe conseguiu uma muda de pomelo e plantamos na fazenda. Já está florida! Tomara que pegue pra valer.

Infelizmente este refri não tem para vender por aqui, então estes que temos, são fruto de um contrabandozinho básico que o pai trouxe de Aceguá...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bruschetta de Atum com Azeitonas

Como aperitivo da Tainha com Legumes o Vini fez estas delícias!

Ingredientes:
  • 6 fatias de pão italiano;
  • 1 dente de alho;
  • 2 latas de atum em pedaços;
  • salsinha;
  • 100g de azeitona picada (ou a gosto);
  • um pouco de azeite de oliva;
  • 50g de queijo parmesão ralado. 

Modo de Preparo:
  • Grelhar as fatias de pão italiano dos dois lados;
  • Cortar o dente de alho ao meio e passá-lo em um dos lados do pão;
  • Em uma vasilha, misturar o atum, a salsinha picada e as azeitonas;
  • Regar esta mistura com azeite de oliva;
  • Colocar esta mistura sobre as fatias de pão, do mesmo lado em que foi passado o alho;
  • Polvilhar tudo com o queijo ralado e mais um pouco de azeite de oliva.



 O Vini serviu com espumante Salton Brut.

Saúde!