segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Filé de Peixe com Molho de Alcaparras e Azeitonas

Ontem, foi o pai que cozinhou.
E ele fez peixe.
De novo.
Desta vez atendendo ao pedido da "baixinha", que gosta muito desta receita.
Até eu, que sou carnívora confessa, gostei muito...

Filé de Peixe com Molho de Alcaparras e Azeitonas


Ingredientes:
  • 2,5kg de filé de peixe (no caso, Abrotea);
  • 500g de manteiga;
  • 2 vidros de alcaparras em conserva (105g cada vidro);
  • 1 vidro de azeitonas fatiadas em conserva (320g);
  • farinha de trigo suficiente para empanar os filés;
  • sal a gosto.

 Modo de Preparo:
  • Temperar com sal (não muito, pois as alcaparras já são bastante salgadas) e empanar os filés de peixe na farinha de trigo;

  • Em uma panela, derreter a manteiga e fritar os filés até que estejam dourados. Reservar;


  • Quando todos os filés já estiverem prontos, aproveitar a manteiga em que foram fritados os peixes, para dar uma refogada nas alcaparras e azeitonas, rapidamente;
  •  Por fim, despejar o molho sobre os filés de peixe e servir.

O acompanhamento foi arroz branco e salada de batatas. Que, diga-se de passagem, foi a mãe que fez.
É, desta vez o cozinheiro teve ajuda... mas vamos fingir que ninguém viu nada. Tudo certo!




De sobremesa, a mãe fez Morangos com Merengue.




Tudo muito gostoso!

Embora o cozinheiro tenha dito que este tipo de peixe não é o ideal para o prato, pois se desmanchou enquanto fritava.
Mas, como diz o ditado: "as aparências enganam".

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobrecoxa Recheada

O almoço de domingo do Lipe finalmente saiu! O que é quase um milagre, pois foi um final de semana em que ele dormiu muito pouco e festeou muito! hehehehe!

SOBRECOXA DE FRANGO RECHEADA:

Ingredientes:

  • 2kg de sobrecoxa de frango desossada;
  • 2 pimentões vermelhos picados;
  • 2 pimentões amarelos picados;
  • 250g de queijo gruyere em fatias;
  • 250g de presunto fatiado;
  • azeite de oliva, orégano, sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparar:
  • Em uma forma, dispor metade das sobrecoxas de frango, já temperadas;

  • Espalhar as fatias de queijo por cima das sobrecoxas, regar com azeite de oliva e polvilhar com orégano;

  • Fazer uma nova camada com presunto e depois com os pimentões;

  • Finalizar colocando o restante das sobrecoxas temperadas;
  • Cobrir a forma com papel alumínio e levar ao forno médio por cerca de 40 minutos. Retirar o papel alumínio e deixar dourar por mais 20 minutos.
  • Acompanha arroz branco.

A tática de demorar no preparo, servir tarde e deixar todo mundo com fome sempre funciona... Pelo menos com o Felipe. 

domingo, 27 de novembro de 2011

Churrasco

Dia de churrasco na fazenda!

Como estava muito ventoso, o Luiz fez o fogo e assou a carne na churrasqueira de dentro.

A carne de ovelha Texel e todos os acompanhamentos foram produzidos na fazenda, tudo caseiro e com sabor pra lá de especial.

Fogo com lenha.



Linguiça mista (carne bovina e suína).
Paleta.
Costela ou "gaitinha de boca".
Aplausos merecidos ao assador!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Doceria Arispe

Na sexta passada, comemoramos o aniversário de duas amigas muito queridas, a Roqui e a Poli.

Encontro de bons e velhos amigos. Boa comida, espumante, muitas e muitas conversas e risos.

Os docinhos maravilhosos da festa foram feitos pela mãe da Roqui, a tia Rita, e suas irmãs, Eva e Tetê.
As três se reuniram para fazer os doces da festinha de 1 ano do Vince, filho da Roqui, e o resultado foi tão lindo e gostoso, que acabou nascendo a Doceria Arispe (nome de família das doceiras).

Cupcakes com recheio de morango
Negrinho de pistache
Branquinho de limão siciliano

"Bicho-de-pé"
O nome é horrível, mas o doce compensa. hehehe!

Contato: doceriaarispe@gmail.com
(51) 9360-3883 ou (51) 3595-2296

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aniversário do Henrique

Ontem a família dispersou, então não aconteceu nada de especial na nossa cozinha; mas em compensação, à tarde foi a festinha de aniversário de 2 anos do Henrique, filho de uma das minhas amigas de infância, a Ana Paula.

Comida de festa infantil é tudo de bom, né?

Sem falar que ver a criançada em atividade é muito divertido! Dei boas gargalhadas!


Show da Turma do Mickey

Docinhos de Physalis

Bolo
Desculpem as fotos (péssimas), pois tirei com o celular. A amadora aqui esqueceu de levar a câmera junto...

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pudim de Leite

Outro dia a mãe fez Pudim de Leite para sobremesa do Vazio com molho de cogumelos shitake, mas acabei não colocando a receita aqui no blog, porque ela demorou um pouquinho para me passar.

Mas, como diz o ditado: "antes tarde do que nunca".




Ingredientes:
  • 6 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • a mesma quantia (usar a lata de leite condensado como medida) de leite;
  • 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:
  • Separar as gemas das claras;
  • Bater as claras em neve e reservar;
  • Em uma tigela, bater as gemas e, depois, acrescentar o leite condensado. Bater;
  • Adicionar o leite e misturar bem;
  • Acrescentar as claras em neve à mistura, incorporando delicadamente;
  • Em uma forma, caramelizar o açúcar;  
  • Colocar o creme sobre o caramelo;
  • Levar ao fogo, em banho-maria, por 40 minutos.

Pudim de leite com doce de leite. Hmmmmmmmmm!

Deixar esfriar e manter na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Teppan Yaki de Peixe

Domingo de muito sol e abafado!

Foi dia da Betha fazer uma receita bem simples da cozinha oriental, em homenagem ao marido.
Ficou ótimo e foi perfeito para o dia de ontem.

Ingredientes:
  • 4 cenouras;
  • 1 pé de brócolis;
  • 1 pé de repolho;
  • 2 kg de filé de merluza;
  • 3 batatas grandes;
  • molho Teriyaki:
    • 1/4 de xícara de molho shoyu;
    • 3 colheres de chá de açúcar;
    • 1/4 de xícara de saquê suave (mirin);
    • 1 colher de chá de gengibre ralado.
Modo de Preparo:
  • Cortar os legumes em pedaços e cozinhar em água fervente, um de cada vez, para que seja possível verificar o ponto de cozimento certo de cada um. Deixá-los al dente. Escorrer;

Refogando o repolho.

  • Saltear os legumes (em uma panela, colocar um fio de azeite de oliva, colocar os legumes e uma pitada de sal, mexer uns minutinhos) e reservar;
  • Lavar as batatas, com casca, com uma buchinha;
  • Cortar as batatas no sentido transversal e, depois, na sua largura;
  • Ajeitar os pedaços de batata em uma forma, com as cascas voltadas para baixo;
  • Temperar com sal e orégano e regar bem com azeite de oliva. Assar em forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 45 minutos;
  • Temperar e assar os filés de peixe no forno, em fogo médio, até que estejam devidamente cozidos;
  • Quando todos os itens estiverem prontos, montar o TEPPAN YAKI e servir. O ideal é montar em uma chapa com rechaud, para manter aquecido durante toda a refeição;



  • Importante: na hora de montar, os filés ficam por baixo, os legumes acima dos filés e as batatas ao lado;
  • Quanto ao molho Teriyaki, cada um "rega" o seu prato como preferir.

Delícia!